A agressão de idosos por cuidadores é uma realidade preocupante e crescente, especialmente em um país que envelhece rapidamente. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) prevê diversos crimes relacionados a maus-tratos, abandono e violência física, psicológica, patrimonial e negligência contra pessoas com 60 anos ou mais. A agressão física, por exemplo, está capitulada no art. 99 do Estatuto, que criminaliza expor a integridade e a saúde do idoso a perigo, com pena de 2 meses a 1 ano de detenção, aumentada se houver lesão grave ou morte. Já o abandono do idoso que depende de cuidado é previsto no art. 98, com pena de 6 meses a 3 anos. Além disso, apropriar-se de bens ou valores do idoso configura crime patrimonial (art. 102), sujeito a 1 a 4 anos de reclusão.
Quando a agressão é cometida por cuidadores profissionais, ela pode envolver ainda outros tipos penais do Código Penal, como lesão corporal, maus-tratos e até tortura, dependendo da gravidade. Diante de qualquer suspeita, os familiares devem agir imediatamente. O primeiro passo é garantir a segurança do idoso, afastando o agressor e buscando atendimento médico, se necessário. Em seguida, é fundamental registrar boletim de ocorrência, preferencialmente com laudos, fotos ou vídeos que comprovem os fatos. Também é possível denunciar anonimamente ao Disque 100, ao Ministério Público, ao CRAS/CREAS e à Vigilância Sanitária, caso o idoso esteja em instituição.
Para prevenir situações de violência, os familiares devem escolher cuidadores com cautela, verificando referências, formação e antecedentes. Monitorar a rotina do idoso, realizar visitas inesperadas, instalar sistemas de supervisão (respeitando a privacidade) e manter diálogo frequente com ele ajudam a detectar sinais precoces de abuso. A observação de mudanças de comportamento, hematomas frequentes, retraimento ou medo deve acender o alerta. Por fim, manter uma rede de apoio e acompanhamento profissional reduz a vulnerabilidade do idoso e fortalece sua proteção. Assim, informação, vigilância e ação rápida são as melhores armas contra esse tipo de violência.
O DRAMA DO SUS FÁCIL O DRAMA DAS TRANSFERÊNCIAS MÉDICAS EM MINAS GERAIS
FERIADÕES EM 2026 FERIADÕES DE 2026 DEVEM ANIMAR O CALENDÁRIO BRASILEIRO
MITO CHUVA E SERENO NÃO CAUSAM GRIPE NEM PNEUMONIA
MAIS PRISÕES QUASE 50 PESSOAS SÃO PRESAS EM OPERAÇÃO CONTRA FACÇÃO CRIMINOSA NA ZONA DA MATA
MEDICAMENTOS FALSOS É PRECISO SE PROTEGER: EXISTEM MEDICAMENTOS FALSIFICADOS NO MERCADO
GRIPE NA PRIMAVERA NOVO SURTO DE GRIPE NO BRASIL ACENDE ALERTA NA POPULAÇÃO Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 14° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 16° Máx. 30°
Chuva