Adquirir remédios falsificados e ver o quadro de saúde só piorar pode parecer uma situação vista mais na ficção, mas em países de baixa e média renda, 1 em cada 10 produtos médicos em circulação é falsificado ou subpadronizado (de qualidade inferior), de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como o Brasil é um país de média-alta renda, de acordo com o Banco Mundial, essa estatística não se aplica a nós e não há um ranking de falsificação global. Ainda assim, o tema preocupa órgãos de saúde brasileiros, principalmente quando se trata de medicamentos vendidos pela internet.
No Brasil, produtos mais caros, como canetas emagrecedoras, toxina botulínica e remédios para câncer, estão entre os mais frequentemente encontrados na lista de medicamentos falsificados, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Além da falsificação, muitas vezes, esses produtos também são importados irregularmente ou são objeto de roubo. Ao ingerir medicamentos falsificados, o paciente – além de não melhorar - pode ter uma piora do quadro de saúde, sofrer intoxicação, interações medicamentosas não esperadas e diversas alterações no organismo, como da pressão arterial e dos níveis de glicose.
Segundo a ONU, populações vulneráveis, países sem proteção social e nações com sistemas de saúde frágeis são mais sujeitos ao risco, mas o problema é global. Nenhuma região está imune e tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento enfrentam suas consequências devastadoras.
“Compre seu medicamento na farmácia que você conhece. Não compre remédio em barraca, em feira livre, na porta do metrô. E se o valor estiver barato demais, desconfie”, alerta o presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini. Além disso, o porta-voz do Sindusfarma destaca que medicamentos de tarja vermelha devem ser adquiridos somente com receita de um profissional de saúde. “Um remédio com a dosagem errada pode fazer mal. Hoje é muito fácil obter uma receita porque há a teleconsulta”, acrescenta.
A PRÓXIMA EPIDEMIA? VÍRUS NIPAH: COMO É TRANSMITIDO? PODE CHEGAR AO BRASIL? QUAIS OS SINTOMAS?
PERIGO DENÚNCIAS DE REAÇÃO GRAVE APÓS USO DE INJEÇÃO EMAGRECEDORA DE ORIGEM PARAGUAIA SURGEM DIARIAMENTE
O CARDEAL E O PAPA CARDEAL ORANI JOÃO TEMPESTA TEVE AUDIÊNCIA PRIVADA COM O PAPA LEÃO, NO VATICANO
VOU DE TÁXI PASSAGEIRO DE TÁXI É PRESO COM DROGAS ESCONDIDAS NA CUECA E NO BOLSO DA CALÇA
BRASIL - SANTA SÉ DOM ORANI JOÃO TEMPESTA ESTÁ NO VATICANO PARA AS COMEMORAÇÕES DOS 200 ANOS DO TRATADO DIPLOMÁTICO ENTRE O BRASIL E A SANTA SÉ
ROUBO NA IGREJA MULHER É DENUNCIADA PELO MPRJ POR DESVIAR CERCA DE R$ 12 MILHÕES DE QUATRO INSTITUIÇÕES CATÓLICAS Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 28°
Chuva