Terça, 18 de Novembro de 2025 10:47
3220101481
Atualidade MEDICAMENTOS FALSOS

É PRECISO SE PROTEGER: EXISTEM MEDICAMENTOS FALSIFICADOS NO MERCADO

Em países de baixa e média renda, estima-se que 1 em cada 10 produtos médicos em circulação seja falsificado ou de qualidade inferior.

18/11/2025 08h16 Atualizada há 2 horas
Por: Redação
É PRECISO SE PROTEGER: EXISTEM MEDICAMENTOS FALSIFICADOS NO MERCADO

Adquirir remédios falsificados e ver o quadro de saúde só piorar pode parecer uma situação vista mais na ficção, mas em países de baixa e média renda, 1 em cada 10 produtos médicos em circulação é falsificado ou subpadronizado (de qualidade inferior), de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como o Brasil é um país de média-alta renda, de acordo com o Banco Mundial, essa estatística não se aplica a nós e não há um ranking de falsificação global. Ainda assim, o tema preocupa órgãos de saúde brasileiros, principalmente quando se trata de medicamentos vendidos pela internet.

No Brasil, produtos mais caros, como canetas emagrecedoras, toxina botulínica e remédios para câncer, estão entre os mais frequentemente encontrados na lista de medicamentos falsificados, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Além da falsificação, muitas vezes, esses produtos também são importados irregularmente ou são objeto de roubo.  Ao ingerir medicamentos falsificados, o paciente – além de não melhorar - pode ter uma piora do quadro de saúde, sofrer intoxicação, interações medicamentosas não esperadas e diversas alterações no organismo, como da pressão arterial e dos níveis de glicose.

Continua após a publicidade

Segundo a ONU, populações vulneráveis, países sem proteção social e nações com sistemas de saúde frágeis são mais sujeitos ao risco, mas o problema é global. Nenhuma região está imune e tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento enfrentam suas consequências devastadoras.

“Compre seu medicamento na farmácia que você conhece. Não compre remédio em barraca, em feira livre, na porta do metrô. E se o valor estiver barato demais, desconfie”, alerta o presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini. Além disso, o porta-voz do Sindusfarma destaca que medicamentos de tarja vermelha devem ser adquiridos somente com receita de um profissional de saúde. “Um remédio com a dosagem errada pode fazer mal. Hoje é muito fácil obter uma receita porque há a teleconsulta”, acrescenta.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Além Paraíba, MG
Atualizado às 09h01
27°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 31°

28° Sensação
2.03 km/h Vento
65% Umidade do ar
100% (4.27mm) Chance de chuva
Amanhã (19/11)

Mín. 16° Máx. 32°

Chuva
Amanhã (20/11)

Mín. 14° Máx. 30°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias