A Arquidiocese do Rio de Janeiro está completando 450 anos de existência. Primeiramente, era uma prelazia, e cem anos depois foi elevada à Arquidiocese, consolidando-se como uma das mais expressivas de toda a Igreja Católica no mundo.
As comemorações já começaram e vão durar um ano. Exposições, celebrações na Catedral, procissões, eventos culturais, louvores e atividades por todo o território arquidiocesano estão previstos. E os que já se realizaram contaram com a presença de verdadeiras multidões de fiéis.
A Divina Providência age de forma que os grandes momentos do Catolicismo venham acompanhados de outros tão grandiosos quanto. As comemorações dos 450 anos da Arquidiocese do Rio tornam-se ainda mais significativas e relevantes pelo fato de estarem sendo presididas por Sua Eminência Reverendíssima, Dom Orani João, Cardeal Tempesta.
Importante registrar que, neste tempo, Dom Orani também comemora seus 50 anos de ordenação presbiteral. Aquele jovem do interior de São Paulo, há cinco décadas, tornava-se sacerdote sem ter a menor ideia de que, passados cinquenta anos, seria um dos maiores expoentes da Igreja Católica no mundo. Certamente, por sua simplicidade, Dom Orani não imaginava que, anos depois, seria bispo, arcebispo e um cardeal além-fronteiras — um cardeal de todos, o cardeal do Brasil.
A presença paterna de Dom Orani nestas comemorações dos 450 anos da Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma determinação divina. Tinha que ser ele neste tempo tão especial. Torna-se ainda mais significativo festejar estes quatro séculos e meio com Dom Orani como Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Orani, com sua bondade, seu acolhimento, sua iluminada vocação pelos pobres, pelos mais simples e esquecidos da cidade que chamamos de maravilhosa, enche a todos de esperança — e, ao mesmo tempo, de certeza de que Deus está presente na Arquidiocese e que Ele se manifesta através de pessoas como o Cardeal Tempesta.
É emocionante ver o povo católico, fervoroso e entusiasmado, comemorar os 450 anos de sua Arquidiocese junto de seu pastor mais amado. O sorriso paterno de Dom Orani, o consolo aos desalentados, as palavras edificantes e, principalmente, seus gestos concretos em favor dos que mais precisam consolidam ainda mais as bases da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mantendo-a como uma das mais importantes do Brasil e do mundo.
Que as comemorações dos 450 anos prossigam tão radiantes e no caminho certo. Ousamos dizer que este caminho tem nome: chama-se caminho Dom Orani Tempesta, que, com sua luz, sua fé e seu exemplo, segue a conduzir o povo de Deus do Rio de Janeiro — e por que não dizer, do país — em direção ao que Cristo ensina e pede.
Sim, comemorar os 450 anos da Arquidiocese do Rio de Janeiro é um momento sublime. Mas comemorar este tempo de festa com Dom Orani a nos conduzir é mais que sublime: é graça, é paz, e é a certeza de que a Arquidiocese do Rio está nas melhores mãos.
Mín. 11° Máx. 23°