Segunda, 19 de Janeiro de 2026
(32)20101481
Atualidade AVANÇO CONTRA HIV

ANVISA APROVA MEDICAMENTO INJETÁVEL PARA PREVENÇÃO DO HIV. ANTIVIRAL DEVE SER TOMADA A CADA SEIS MESES

Medicamento é uma opção adicional de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). Estudos publicados em 2024 mostram que droga é 100% eficaz na prevenção da doença.

13/01/2026 07h15
Por: Redação
ANVISA APROVA MEDICAMENTO INJETÁVEL PARA PREVENÇÃO DO HIV. ANTIVIRAL DEVE SER TOMADA A CADA SEIS MESES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do lenacapivir injetável para prevenção do HIV. O medicamento injetável seria uma opção adicional de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), uma alternativa eficaz e de longa duração às pílulas orais. Segundo a Anvisa, ele é indicado para "adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 35 kg que correm o risco de adquirir o HIV". Os indivíduos devem testar negativo para a doença antes de fazer o uso do medicamento.

Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novas diretrizes recomendando o uso do lenacapavir como opção adicional de PrEP para a prevenção do HIV. A organização classificou o lenacapavir como a melhor opção após uma vacina.Em 2024, um estudo publicado na revista científica "New England Journal of Medicine (NEJM)" mostrou que o antirretroviral apresentou uma eficácia geral de 100% na prevenção do HIV em mulheres. (relembre abaixo)Em um estudo posterior feito ainda em 2024 com 3.265 pessoas de diferentes gêneros, apenas dois voluntários que fizeram uso do remédio contraíram a doença.

A aprovação por parte da Anvisa segue uma recomendação da OMS de julho de 2025 para uso do lenacapavir duas vezes ao ano para prevenção do HIV. As novas diretrizes surgem em um momento crítico, segundo a OMS, com a estagnação nos esforços de prevenção ao HIV no mundo. Ao todo, 1,3 milhão de novas infecções foram registradas no ano passado.Além do medicamento injetável, o órgão também passou a recomendar sejam utilizados testes rápidos para diagnóstico do HIV, eliminando procedimentos complexos e caros.

Continua após a publicidade

Em dados apresentados na 25ª conferência internacional sobre a Aids, que aconteceu em Munique, na Alemanha, em 2024, e publicados no NEJM, Gilead Sciences mostrou que o antirretroviral lenacapavir tem uma eficácia geral de 100% na prevenção da infecção pelo HIV-1 - responsável por quase todas as infecções de HIV no mundo. (Com informações do G1)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Além Paraíba, MG
Atualizado às 10h01
28°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 29°

29° Sensação
3.12 km/h Vento
59% Umidade do ar
100% (23.94mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)

Mín. 19° Máx. 24°

Chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 18° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias