O uso recreativo do Fentanil, um potente analgésico opióide de uso restrito ao ambiente hospitalar, acende um alerta em Além Paraíba. O Jornal A Gazeta recebeu relato de uma moradora que afirmou que um familiar já está fazendo uso contínuo da substância e encontra-se em situação de dependência, evidenciando que a droga já circula no município.
O Fentanil é considerado uma das drogas mais perigosas do mundo. Desenvolvido para uso médico em casos específicos, como em anestesias e em tratamentos de dor intensa, o medicamento é proibido para uso fora do ambiente hospitalar. Porém, o desvio e o consumo recreativo vêm se tornando uma grave epidemia em diversos países e agora começam a surgir sinais preocupantes em cidades brasileiras, inclusive em Além Paraíba. Uma fonte afirmou ter um familiar fazendo uso contínuo da droga. "Ele vira um Zumbi. Acho inclusive que já está comprando aqui o maldito comprimido", afirmou a fonte, do sexo feminino e que terá a identidade preservada.
O Fentanil é até 50 vezes mais potente que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina. Seu consumo, mesmo em pequenas doses, pode provocar: Euforia intensa, seguida de depressão respiratória; Sedação profunda; Rápido desenvolvimento da dependência química; Risco elevado de overdose e morte súbita.
Um dos maiores perigos da droga está no fato de que a linha entre o efeito recreativo e a overdose é extremamente tênue. Em segundos, a substância pode causar parada respiratória e cardíaca, levando a óbito. Em diversos países, o Fentanil já é responsável por milhares de mortes anuais, sendo classificado como uma verdadeira epidemia. Esse mesmo cenário já se repete no Brasil, É preciso conscientização e fiscalização rigorosa.
Em Além Paraíba, o relato de que pessoas já estão em uso contínuo da substância é um sinal de alerta para autoridades e para toda a sociedade. O combate precisa ser preventivo e enérgico, com campanhas de informação, apoio a famílias e fortalecimento das redes de saúde e segurança. O consumo de Fentanil fora do ambiente hospitalar é ilegal e extremamente perigoso. O uso recreativo não apenas destrói vidas, mas também fragiliza famílias inteiras, que sofrem ao acompanhar a luta contra a dependência e o risco constante de morte.
A chegada do Fentanil a Além Paraíba exige atenção imediata de órgãos públicos, forças de segurança e da comunidade. Somente com informação, prevenção e combate firmes será possível evitar que a cidade viva uma tragédia anunciada.
Mín. 15° Máx. 29°
Mín. 15° Máx. 29°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuva