A família Pinto Ferreira é uma referência na educação por várias gerações. Uma das mais estimadas e saudosas professoras de Além Paraíba foi a falecida Dona Carmen Pinto Ferreira, ou simplesmente Dona Carmen. Matriarca de uma família de intelectuais, muitos de seus filhos seguiram seus passos e seu talento e tornaram-se referências no Magistério e aclamados professores nos vários estabelecimentos de ensino, privados ou públicos da cidade e de outras localidades e até mesmo Países. Quem não se lembra do grandioso professor de Português José Augusto Pinto Ferreira, o Zeca! Falecido recentemente, Zeca ensinou a língua Pátria para gerações de Além-paraibanos e todos seus ex alunos se recordam com saudade pela inteligência, pelas aulas inesquecível e pela incrível capacidade de ensinar. Da mesma forma, impossível se esquecer da Professora e Religiosa Maria da Conceição Pinto Ferreira. Professora estimada, intelectual e de vanguarda, Irmã Conceição emprestou seu talento em muitas salas de aula de Além Paraíba sobretudo no Colégio Santos Anjos onde é Freira chegando a ocupar o mais alto cargo na Congregação que é foi o de Superiora Geral, por seis anos. A Professora Maria Carmen Pinto Ferreira - Carminha, é também Religiosa da Congregação dos Santos Anjos e Superiora da "casa mãe" em Macon, na França; Irmã Carmen é também professora preparada que teve importante participação da história da educação em Além Paraíba. Ai estão duas gerações da família Pinto Ferreira com relevantes serviços prestados a educação e esta trajetória continua.
Professor de Inglês, Geraldo Roque Ferreira Neto, é a quarta geração dos "Pinto Ferreira". Filho Gilvan Ferreira e de Cárita Oliveira Ferreira, é portanto neto Geraldo Roque Ferreira. Geraldo Neto é então bisneto da Professora Carmen Pinto, sobrinho de Renata Ferreira que é professora na cidade de Amparo, em São Paulo e sobrinho neto dos Professores José Augusto (Zeca), Irmã Maria da Conceição e Irmã Maria Carmen Pinto Ferreira. Segundo colegas do Magistério Geraldo é um dos mais competentes e brilhantes professores da nova geração de mestres; nada que surpreenda, tendo ele o DNA que tem, sendo da família que é. Geraldo Roque Neto, tem o nome de seu avô e formou na Fundação Educacional de Além Paraíba, em 2010 começando sua trajetória brilhante como Professor. Uma vez formado, o foi para o Rio de Janeiro em 2011 onde começou a trabalhar no curso Cultura Inglesa, uma das mais respeitadas escolas de inglês do País. Fluente na língua Inglesa, Geraldo Neto se destacou na Cultura. Sua carreira como Professor é coroado de êxito tendo trabalhado também CEL Intercultural School, Colégio PENSI e Colégio Santa Marcelina. Aos 34 anos de idade Geraldo Roque Neto é um digno representante da família Pinto Ferreira e a história dela na educação sendo portanto ele da quarta geração de grandes educadores. Geraldo fala com orgulho que foi aluno do Colégio Santos Anjos de Além Paraíba, onde cursou o ensino médio.
Seus alunos e colegas de Magistério, especialistas em educação e pedagogia não se cansam de elogiar sua inteligência, capacidade de compartilhar conhecimento com seus alunos e boas práticas pedagógicas. Certamente, sua Bisavó, Carmen Pinto Ferreira, seus tios avós José Augusto (+), Irmãs Conceição e Maria Carmen, sua tia Renata, assim como todos os integrantes desta família que se confunde com a própria história de educação em nossa cidade estão orgulhosos do sucesso e respeito que este jovem tem no Magistério, de seu excelente currículo e de sua vocação. Geraldo Roque Neto segue levando consigo o nome Pinto Ferreira ou seja a família continua educando e se dedicando com louvor ao Magistério e está muito bem representada por este integrante de sua quarta geração de educadores.
Mín. 16° Máx. 24°