Em texto que constou do folheto da Missa Solene pelos 40 anos de carreira de Dauro Machado, o Jornalista fala da atuação impecável do BIspo de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos, que esteve em Além Paraíba no dia 7 de dezembro Presidindo a Missa de Ação de Graças, celebrada na Igreja Matriz de São José. O texto do Jornalista tem o seguinte inteiro teor:
A Mão da Providência - Dauro Machado
Nestes 40 anos de vida profissional, sempre fui Católico. Trazido a esta histórica Matriz pelas mãos de minha Avó e de minha saudosa e inesquecível Mãe, aqui vivi a experiência de me encontrar com Deus. Nestas 4 décadas, desde 1982, vivi momentos alegres e tristes, mas nunca me decepcionei com as palavras de minha sempre querida Madre Superiora, Irmã Maria da Conceição Pinto Ferreira que sem me disse: Deus nunca nos abandona. Tenha Fé.
Hoje, dia 7 de dezembro fazemos memória a Santo Ambrósio. Tive a oportunidade de quando em Milão, visitar sua Catedral e rezar diante de seu corpo. Vejamos que a foi a mão da Providência que fez de Ambrosio, Bispo e depois Doutor da Igreja. Uma voz do alto através do povo reunido na Catedral clamou: Fazei Ambrósio, Bispo, e na época deu-se desta forma sua eleição.
A mão da Providência, a Mãe de Deus é ativa, poderosa e conhecedora do momento certo em que precisa atuar.
Não tenho pois a menor dúvida que foi a mão da Providência Divina que nos deu presente o mais importante Bispo que tivemos desde a criação da Diocese de Leopoldina.
Desnecessário falar da procissão de Mitras nas cabeças mais importantes da Igreja do Brasil que estiveram presente em sua posse Canônica. Dom Edson, Bispo, legítimo sucessor dos Apóstolos, dono de grande intelecto, escritor iluminado com obras importantíssimas no contexto atual da Igreja. Um intelectual sem dúvida, mas um Pastor radiante, dele emana-se luz, acolhimento e bondade.
Ambrósio foi feito Bispo num momento necessário para o bem da Igreja e para o bem do rebanho. O Papa Francisco, ao nomear Dom Edson Oriolo, para a Diocese de Leopoldina agiu não tenho dúvidas sobre direta inspiração divina. Era o Bispo certo que queríamos e mais que isso, era o Pastor bom que necessitávamos.
Hoje nossa Diocese com Dom Edson passa por uma avivamento, por um momento maravilhoso de retorno onde os Fiéis conhecem seu Bispo e o amam, os Católicos reencontram-se com Deus nas palavras, atos e ações de seu Bispo.
O Cardeal Alfredo Ottavianni, que atuou na Cúria Romana no Pontificado brilhante de São João XXIII num diálogo franco com o Papa da Paz lhe disse olhando da janela do Palácio Apostólico: “O povo está na Praça, veio ver João, seu Papa. Eu tenho a certeza Santidade que Deus se manifesta através da pessoas e que senhor é uma sinal de Deus”
Esta frase para mim serve muito ao me referir a Dom Edson José Oriolo dos Santos: Deus se manifesta através das pessoas e o nosso Bispo é um sinal de Deus. Agradeço-o ter vindo celebrar esta Missa importante para mim; registro que ele terá sempre o meu amor e a minha gratidão e que hoje, amanhã e sempre o meu coração estará sempre próximo do dele.
Mín. 15° Máx. 25°