Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina a que a Paróquia de Além Paraíba esteve no Vaticano e seu reuniu com o Papa Francisco na visita "Ad Limina Apostolorum", encontro periódico que os Bispos de todo o mundo tem com o Santo Padre, cabeça da Igreja Católica Apostólica Romana. No dia 20 de Outubro, quinta feira, Dom Edson foi recebido pelo Santo Padre na Biblioteca Apostólica do Vaticano. Autor de consagradas e inúmeras obras sobre a Igreja, Dom Edson, intelectual e um dos maiores pensadores da Igreja no Brasil, presenteou o Papa com seu livro "Francisco Bispo de Roma, e a Igreja Particular”, lançado recentemente pela Paulus Editora. A obra resgata conceitos fundamentais sobre o ministério peculiar do Bispo de Roma e sua relação com as Igrejas particulares.
Como de praxe, durante a audiência com o Papa Dom Edson Oriolo apresentou o relatório pastoral da Diocese de Leopoldina, com todas as informações pertinentes. “Duas coisas importantes brotaram em meu coração no encontro com o Papa Francisco, tivemos uma experiência de colegialidade e a respeito da catolicidade. Isso ajuda os bispos a voltar para suas dioceses, sendo verdadeiros pastores, sabendo que o magistério da Igreja apresenta ensinamentos e muitas realidades diferentes. O Papa Francisco nos impulsionou com uma mensagem de esperança, mostrando que o Evangelho vai nos ajudar nesse descompasso do real com o ideal, do ideal com o real”, comentou Dom Dom.
O Reverendo Bispo retorna ao Brasil dia na quinta feira, 27 de outubro. Dom Edson José Oriolo dos Santos é figura de destaque no Episcopado brasileiro e um de seus mais importantes pensadores. Seus livros são elogiados pelas mais altas autoridades teológicas. Homem simples, sem vaidades tão comum em alguns que atingem o mais alto grau do sacramento da Ordem, ou seja o Episcopado, Dom Edson tem realizado um Ministério Pastoral que há anos Leopoldina e toda a Diocese não viam. Sua posse que contou na época com a presença dos mais altos prelados e dignatários da Igreja Católica era um prenúncio do grande Bispo que Leopoldina e as cidades da Diocese teriam.
Com informações e imagem da Pastoral de Comunicação da Diocese de Leopoldina MG
Mín. 15° Máx. 25°