28/07/2020 – Da Redação:
Em conversa coa reportagem de A Gazeta o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior informou que dia 31 de julho termina a viência do Decreto de isolamento da cidade e que dia 1º de agosto, sábado começa a flexibilização. Segundo Miguelzinho um novo Decreto deverá ser publicado contendo normas que seguirão vigentes como por exemplo o uso de máscaras, a vedação a aglomeração com número elevado de pessoas, a realização de atos religiosos seguirá com número limitado de fiéis. O comércio poderá abrir mais deverá limitar o número de clientes nos estabelecimentos, clubes de lazer como o APTC deverão poder funcionar em parte sendo vedado esportes coletivos, uso de piscina e sauna. O Decreto irá prever as normas da flexibilização.
Hospital preparado e UBC seguirá funcionando
O Prefeito afirmou que a flexibilização só ocorre agora por ter se conseguido a ampliação da UTI do Hospital São Salvador. A Prefeitura comprou 4 respiradores e o estado cedeu mais 5 equipamentos e o Hospital adquiriu os monitores multi parâmetros. A capacidade da UTI do Hospital passou de 5 para 10 leitos e mantendo ainda equipamentos em reserva técnica caso necessário. Outro fator que levou o Prefeito a decidir foram os números de novos casos que vem se mantendo estáveis, sem aumento, nas últimas semanas. A Unidade Básica do COVID, na Parada Breves seguirá funcionando 7 dias por semana para atendimento da população. O Prefeito afirma que com isso as pessoas ficarão resguardadas podendo receber atendimento imediato caso apresentem sintomas do novo Coronavírus.
Fim da barreira sanitára
As barreiras sanitárias no centro da cidade e na Parada Breves serão retiradas. Segundo estudos técnicos neste momento a contenção tipo barreira sanitária já não é necessária já que o vírus tem circulação comunitária. Os agentes de saúde que atuam nas barreiras passarão a atuar nas ruas da cidade. Segundo o Prefeito eles estarão presentes onde houver filas por exemplo aferindo temperatura das pessoas, dando orientações para quem estiver apresentando sintomas, etc.
Em caso de aumento de casos, regrediremos
O Prefeito afirmou ainda que a cidade está em razoável segurança e por isso foi possível realizar a flexibilização porém é fundamental que as pessoas sigam usando máscaras, mantendo distância umas das outras, evitando aglomerações, fazendo a higiene das mãos e higiene ao tossir e espirrar. Miguel ainda ressalta que será fundamental também que aqueles que apresentarem sintomas procurem de imediato os serviços de saúde e que se os casos começarem a subir novamente a Prefeitura vai intervir regredindo a flexibilação.
Discussion about this post