Segundo o portal Cidades do IBGE, há dados de religião para Além Paraíba – Minas Gerais, mas a desagregação detalhada por grandes grupos religiosos no município é limitada.
A partir das amostras do Censo Demográfico de 2022, o IBGE apresenta uma tendência geral no país: queda dos católicos apostólicos romanos (de 65,0% em 2010 para 56,7% em 2022) e aumento proporcional dos evangélicos (+5,2 p.p.) e de pessoas sem religião (+1,3 p.p.). Essas mudanças refletem também o que se percebe em muitos municípios mineiros. No estado de Minas Gerais, por exemplo, a maioria católica diminuiu, enquanto cresce o contingente evangélico.
No entanto, para Além Paraíba, a reportagem local destaca que “a maioria da população se declara católica, mas há um número significativo de evangélicos”.Isso sugere que o município acompanha a tendência nacional de diversificação religiosa, ainda que permaneça fortemente católico.
Comparando com o Censo de 2010, os dados históricos de religião no IBGE mostram que mesmo naquela época já havia redução gradual no catolicismo e crescimento evangélico. A desaceleração da queda católica (menos p.p. de perda entre 2010-2022 do que entre 2000-2010) também é registrada no relatório técnico do IBGE.
Em síntese, embora não existam números muito precisos para Além Paraíba em todos os grupos religiosos, a tendência observada no município parece estar alinhada com as transformações reveladas pelo Censo nacional: uma base tradicional católica ainda dominante, mas com crescimento evidente de evangélicos e uma parcela crescente que se declara sem religião. Tal mudança pode refletir tanto fatores demográficos quanto culturais, como migração de jovens, conversões e mudanças de identidade religiosa.
VACINA CONTRA DENGUE Vacina contra a dengue do Butantan: aplicação começa em janeiro com profissionais da saúde e adultos de 59 anos
CUIDADOS NO VERÃO CONHEÇA AS DOENÇAS MAIS COMUNS DO VERÃO E COMO SE PREVENIR
Religião IRMÃNDADE DO SANTÍSSIMO TEM NOVA LIDERANÇA: SÍLVIO TASSI ASSUME A PROVEDORIA
VINHO EM FOCO VINHO: BENEFÍCIOS, RISCOS E A DOSE IDEAL PARA UM CONSUMO SEGURO
GORDURA NO FÍGADO FÍGADO SOBRECARREGADO: HÁBITOS PODEM PREVENIR E REVERTER A GORDURA HEPÁTICA, QUE JÁ AFETA 30% DOS ADULTOS
OS PERIGOS DAS TELAS PERIGO SILENCIOSO: QUANDO AS TELAS TOMAM O ESPAÇO DA INFÂNCIA Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva