A projeção para 2026 indica que a dengue continuará em níveis elevados no Brasil. De acordo com um modelo matemático elaborado por especialistas e apresentado ao Ministério da Saúde, são estimados 1,8 milhão de casos durante a próxima temporada, que se estende de agora até outubro do ano que vem. Embora o número seja inferior ao recorde de 2024, quando o país registrou 6,5 milhões de infecções, o volume previsto ainda representará o segundo maior da série histórica iniciada em 2000.
A projeção faz parte do InfoDengue–Mosqlimate Challenge, iniciativa que reuniu 52 pesquisadores de 15 equipes internacionais com o objetivo de desenvolver modelos preditivos sobre a doença no Brasil e apoiar o governo e outras instituições no combate à arbovirose. As diferentes previsões foram consolidadas em um único modelo pelo coordenador do projeto, professor Flávio Coelho, da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (EMAp/FGV). Segundo as estimativas, 2026 marcará o quinto ano consecutivo em que o país ultrapassa a marca de um milhão de casos. Além disso, nos últimos quatro anos, o número de mortes também superou, pela primeira vez, a casa de mil, chegando a 6,3 mil óbitos em 2024.
Em 2025, até o dia 4 de novembro, o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde contabilizava 1.622.756 infecções e 1.702 mortes provocadas pela doença. O Estado de São Paulo concentrou 55% dos casos, enquanto a região Sudeste respondeu por 65% a 70% das ocorrências. Apesar disso, a estimativa aponta que a incidência em São Paulo deve cair pela metade em 2026. No outro extremo, o Tocantins tende a dobrar sua taxa de infecção. Ao todo, em 13 estados e no Distrito Federal, a situação deve ser mais grave em 2026 do que em 2025.
SAÚDE A REVOLUÇÃO DA CANETA QUE DETECTA CÂNCER EM SEGUNDOS
NADA MUDOU A POSIÇÃO DO PAPA LEÃO XIV SOBRE A VIRGEM MARIA E A CO-REDENÇÃO
DOM EDSON ORIOLO DOM EDSON ORIOLO: A MISSÃO ON-LIFE EXIGE EVANGELIZAÇÃO ESCALÁVEL DA IGREJA
DOIS PRÍNCIPES CARDEAL ORANI TEMPESTA RECEBE PRÍNCIPE WILLIAN, DE GALES, NO CORCOVADO
CARNAVAL 2026 EM REUNIÃO REALIZADA COM SECRETÁRIO DE CULTURA, 6 ESCOLAS DE SAMBA AFIRMAM QUE VOLTARÃO A DESFILAR
ALERTA O PERIGO SILENCIOSO DOS CIGARROS ELETRÔNICOS QUE MESMO PROIBIDOS INFESTAM O PAÍS Mín. 14° Máx. 28°
Mín. 15° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 33°
Chuva