O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das maiores urgências médicas do país — e uma das principais causas de morte entre os brasileiros. Ao lado do infarto, integra o grupo das doenças cardiovasculares, que respondem por cerca de 30% dos óbitos anuais, segundo o Ministério da Saúde. De janeiro a outubro deste ano, 64.471 pessoas morreram em decorrência do AVC, o equivalente a uma vida perdida a cada seis minutos. No ano passado, foram 85.457 mortes, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, número que mantém o Brasil entre os países com maior carga da doença.
O custo da doença também é alto. Entre 2019 e setembro de 2024, o tratamento de pacientes com AVC consumiu R$ 910 milhões do sistema hospitalar, segundo a consultoria Planisa. Foram mais de 85 mil internações, e um em cada quatro pacientes precisou de leito de UTI. Neste 29 de outubro, Dia Mundial do AVC, especialistas reforçam o alerta: oito em cada dez casos poderiam ser evitados com controle da pressão arterial, prática regular de exercícios e abandono do cigarro.
Segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC), o segredo para evitar o problema está em controlar os principais fatores de risco, que são: hipertensão; diabetes; obesidade; tabagismo; sedentarismo; colesterol alto. Historicamente associada à velhice, a doença vem afetando cada vez mais adultos jovens. Dados da Sociedade Brasileira de AVC indicam que a incidência do tipo isquêmico — causado pela obstrução de vasos sanguíneos — aumentou 66% entre brasileiros com menos de 45 anos na última década. Outros elementos que agravam o cenário: estresse contínuo, má alimentação e noites mal dormidas, fatores que aceleram o surgimento de hipertensão, obesidade e diabetes estão aparecendo cada vez mais cedo e abrindo caminho para o AVC em idades que antes não eram de risco.
MEDICAMENTOS FALSOS É PRECISO SE PROTEGER: EXISTEM MEDICAMENTOS FALSIFICADOS NO MERCADO
GRIPE NA PRIMAVERA NOVO SURTO DE GRIPE NO BRASIL ACENDE ALERTA NA POPULAÇÃO
OPERAÇÃO CONTENÇÃO OPERAÇÃO CONTENÇÃO, CONTRA O COMANDO VERMELHO: VEREADOR É PRESO EM FLAGRANTE COM ARMA E REMÉDIOS
PRIVATIZAÇÃO COPASA PRIVATIZAÇÃO DA COPASA ENTRA OFICIALMENTE NA PAUTA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
PARECETAMOL É SEGURO PARACETAMOL NA GRAVIDEZ NÃO CAUSA AUTISMO, CONCLUI AMPLA REVISÃO PUBLICADA NO BMJ
SARAMPO DE VOLTA AMÉRICAS PERDEM STATUS DE REGIÃO LIVRE DO SARAMPO; DOENÇA É ALTAMENTE TRANSMISSÍVEL E PODE MATAR Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 15° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 29°
Tempo limpo