A Justiça marcou para o dia 1º de dezembro de 2025 as 16 horas a "audiência de conciliação" entre o empresário Alencar Zamboni e o Vereador David da Paz. A audiência é presencial e ocorre em razão da queixa crime interposta por Alencar Zamboni por conta de ofensas feitas a ele durante Sessão da Câmara Municipal pelo Vereador David da Paz.
Na Queixa Crime, que é uma ação penal privada, o rito determina uma audiência de conciliação prévia antes do Juiz deliberar sobre a aceitação ou não da reclamação. Nesta audiência o Juiz irá questionar as partes se existe possibilidade de acordo como por exemplo uma retração por parte do Vereador e o aceite destas desculpas pelo empresário que é autor do queixa. Além deste exemplo existem outras possibilidades de propostas conciliatórias mas é preciso que elas sejam aceitas por ambas as partes. Havendo a conciliação e o cumprimento de seus termos a ação é arquivada. Não havendo a conciliação o Juiz vai se manifestar aceitando ou não a queixa crime. No caso de aceitação da queixa tem início o ação penal que tramitará nos termos do Código de Processo Penal terminando com uma sentençã condenando ou absolvendo o Vereador.
Caso não aconteça a conciliação na audiência de 1º de dezembro próximo o Juiz vai avaliar os argumentos como por exemplo o do Ministério Público que entendeu como já noticiado que não as ofensas do Vereador não podem ser consideradas criminosas pelo fato de o mesmo gozar de imunidade parlamentar. O Juiz também no caso avaliará a contestação da tese de imunidade apresentada pelo Advogado do empresário autor da ação que alega que as ofensas do Vereador não estão amparadas pela imunidade já não é absoluta. Feitas estas análises o Juiz decide pelo prosseguimento ou não queixa crime.
A partir de agora o Ministério Público não se pronuncia mais na queixa crime mesmo que ela se torne um processo ou seja arquivada em caso de conciliação. Nas ações penais privadas o Ministério Público após manifestação inicial apenas acompanha o feito como fiscal da lei (custos legis).
PRESÍDIO PROBLEMA PROMOTOR DE JUSTIÇA AFIRMA QUE TRABALHA PARA FIM DO PRESÍDIO EM ALÉM PARAÍBA
REMIÇÃO ESPANHOLA AGENTES PENITENCIÁRIOS FORAM PRESOS ACUSADOS DE FORNECER DOCUMENTOS FALSOS MEDIANTE DINHEIRO PARA REDUÇÃO DE PENA DE DETENTOS
REFORMA NECESSÁRIA HISTÓRICA MATRIZ DE SÃO JOSÉ PASSA POR RESTAURAÇÃO NA PARTE EXTERNA
MARCADOS PARA MORTE LISTAS COM AMEAÇAS, AVISOS E RELAÇÃO DE NOMES ASSUSTA A CIDADE.
JUSTIÇA ELEITORAL CARLA CASSARO FARAGE É DESTAQUE EM PREMIAÇÃO DO TRE-MG
LUTA CONTRA O CÂNCER CAMPANHA ON-LINE BUSCA SALVAR A VIDA DA JOVEM ALÉM-PARAIBANA ANDRESSA MENDES Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 15° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 29°
Tempo limpo