Sábado, 23 de Agosto de 2025
(32)20101481
Destaque Saneamento Básico

Plataforma digital 'Saneamento Salva' é apresentada no Rio de Janeiro

Iniciativa visa ampliar acesso à água tratada e esgoto, promovendo saúde e desenvolvimento no Brasil

18/08/2025 06h02 Atualizada há 5 dias
Por: Redação
Plataforma digital 'Saneamento Salva' é apresentada no Rio de Janeiro

A plataforma digital "Saneamento Salva" foi lançada no Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, zona sul doRio de Janeiro  com a presença de representantes do setor de saneamento e saúde pública. A plataforma busca garantir água tratada e esgoto para todos, revelando a realidade de milhões de brasileiros. Dados do Instituto Trata Brasil mostram que Niterói é destaque em saneamento no estado, enquanto cidades como São João de Meriti e Duque de Caxias enfrentam desafios significativos. Nos últimos anos, o projeto "Águas do Rio" trouxe avanços, como a interrupção de 100 milhões de litros de esgoto na Baía de Guanabara diariamente e acesso à água para 627 mil pessoas pela primeira vez.

O evento no MAM contou com a presença de ilustres convidados que proferiram palestras falando sobre a importância do saneamento básico no País. Atualmente 90 milhões de brasileiros ainda não tem saneamento básico convivendo com o esgoto a céu aberto e todas as doenças e complicações inerentes a este lamentável fato. 

A Médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo, uma das mais importantes cientistas brasileiras e de renome interncional foi uma das palestrantes. Como sempre, a Embaixadora da Vacina, membro da Acadêmia Brasileira de Medicina e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia foi muito aplaudida pela forma didática com que compartilha seus vastos conhecimentos. O também aclamado Médico e Escritor, Dráuzio Varella foi um dos palestrantes e como sempre deu uma verdadeira aula. Outros importantes palestrantes participaram.

O evento "Saneamento Salva" foi realizado pelo Instituito AEGEA.  A iniciativa propõe um movimento nacional de mobilização e conscientização sobre a importância do saneamento básico para a saúde, a educação, a qualidade de vida e a redução das desigualdades no Brasil.
A plataforma digital reunirá conteúdos acessíveis e confiáveis – como dados, estudos, entrevistas e histórias reais – além de ferramentas que incentivam o engajamento da população na defesa do acesso universal à água e esgoto como prioridade nacional.O Jornalista Dauro Machado, Editor de A Gazeta foi convidado para o evento e compareceu.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias