Sexta, 30 de Janeiro de 2026
(32)20101481
Destaque Prefeitura

Prefeitura REAFIRMA que não há autorização para que estabelecimentos funcionem com uma porta aberta e barreias na entrada e seguirá notificando

Prefeitura REAFIRMA que não há autorização para que estabelecimentos funcionem com uma porta aberta e barreias na entrada e seguirá notificando

21/05/2020 17h49 Atualizada há 6 anos
Por: Editorchefe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Estranhamente, no dia em que a cidade chora a perda do primeiro Alem-paraibano vítima da Covid 19 e que o boletim epidemiológico aponta mais de 200 notificações e 35 casos confirmados da doença, a Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba, encaminhou a seus Associados uma nota.  A nota discorria sobre a reunião que Diretores da ACEAP tiveram em 20 de maio com o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior para tratar de questões sobre a pandemia e o isolamento social, que dentre as consequências, traz o fechamento dos estabelecimentos não essenciais. Um trecho da nota que nos foi enviada foi vista com estranheza e tem o seguinte teor: "A ACEAP foi notificada pela PMAP  as lojas a funcionarem com UMA PORTA ABERTA, COM UMA OBSTRUÇÃO NA PORTA, IMPEDINDO A ENTRADA DE CLIENTE NO INTERIOR DA LOJA, para recebimento e entregas de mercadorias. A porta aberta é para FACILITAR O SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO."

Continua após a publicidade

Qualquer um que leu a nota entendeu que a Associação Comercial conseguira uma flexibilização do isolamento e a reabertura do comércio, ainda quem com uma só porta, fato que já ocorreu em diversos estabelecimentos não essenciais no dia de hoje. A direção da Associação Comercial fez-se acompanhar na reunião de uma Advogada apesar de não se ter notícia se foi dela a redação no mínimo estranha e com dupla interpretação da nota dirigida aos Associados.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

PREFEITURA AFIRMA QUE NÃO HÁ AUTORIZAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO ALÉM DOS ESSENCIAIS

Continua após a publicidade

A reportagem do Jornal A Gazeta fez contato com a Prefeitura para tomar conhecimento sobre o fato. O Município dois dias antes aderiu ao Minas Consciente divulgando inclusive que pelo menos até 31 de maio tudo estaria na fase 0, ou seja, apenas os serviços essenciais autorizados nos Decretos que vem sendo renovados desde 21 de março de 2020 poderiam funcionar. A Assessoria de Gabinete do Prefeito informou que A NOTA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL NÃO ESTÁ CORRETA QUANDO AFIRMA OU AMBIGUAMENTE TENTA DEMONSTRAR QUE TERIA HAVIDO UMA "NOTIFICAÇÃO" PARA QUE AS LOJAS FUNCIONASSEM COM UMA PORTA ABERTA E BARREIRAS NA ENTRADA. A Assessoria do Prefeito informou que existe por parte do Prefeito enorme preocupação com os empresários e com a reativação da economia no Município MAS QUE NÃO HÁ QUALQUER MUDANÇA NO MOMENTO DO DECRETO EM VIGOR E QUE AQUELES ESTABELECIMENTOS NÃO ESSENCIAIS QUE INSISTIREM EM ABRIR SERÃO NOTIFICADOS. A ASSESSORIA DO PREFEITO AFIRMA QUE O CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL SOMENTE APÓS CONSEGUIR DOTAR O HOSPITAL DE MAIS RESPIRADORES PENSARÁ EM AFROUXAMENTOS 

Continua após a publicidade

A N Á L I S E

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

É natural que a Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba tenha especial atenção com seus Associados e esteja disposta a defender os interesses da reativação da economia. A Associação, que atualmente tem visto seu número de Associados se reduzir segundo dois empresários relataram à nossa reportagem; a entidade amarga um prejuízo de mais de 50 mil Reais com o pessimamente sucedido festival gastronômico e sobrevive muito mais graças a parceria que tem com uma Faculdade à distância. A ACEAP é natural que tenha o desejo de reabrir o comércio o mais rapidamente possível. O Jornal A Gazeta e seus empreendimentos de publicidade precisam de um comércio forte e ativo já que vive de publicidade nem por isso entende que o momento é oportuno para qualquer afrouxamento das normas. Os casos de Covid-19 aumentam a cada dia em Além Paraíba e esse aumento tem se intensificado nos últimos dias. É sabido que até o momento existem 5 leitos de UTI no Hospital São Salvador e que em caso de um surto não haverá respiradores suficientes para todos; O Prefeito tem lutado bravamente, pedido ajuda, fazendo parcerias para conseguir os equipamentos. A nota publicada pela Associação Comercial é no mínimo não condizente com o que ficou deliberado na reunião  ocorrida com o Prefeito, parecendo mais um jogo de palavras quando pra bom entendedor uma palavra basta. Não nos parece responsável neste momento, pelas razões expostas e por tantas outras que se pense  em pleitear qualquer afrouxamento agora. É desleal, é inoportuno, é jogar com a sorte, é inconsequente e no mínimo absurdo. É fato que a cidade e o País passarão por uma quebradeira geral, por forte recessão, que lojas fecharão e que economia já foi para o beleléu. O importante no momento não é brigar pela abertura, É TRABALHAR  PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DA NECESSIDADE DA POPULAÇÃO FICAR EM CASA PARA QUE ESSES TEMPOS CINZENTOS PASSEM MAIS DEPRESSA. 

Continua após a publicidade

O Jornal A Gazeta defenderá sempre a preservação da saúde e da vida das pessoas que são mais importantes que qualquer outro pleito que pode ser legítimo e até legal, mas será moral neste momento?

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Além Paraíba, MG
Atualizado às 11h01
27°
Chuva

Mín. 20° Máx. 27°

29° Sensação
2.63 km/h Vento
77% Umidade do ar
100% (22.41mm) Chance de chuva
Amanhã (31/01)

Mín. 19° Máx. 29°

Chuva
Amanhã (01/02)

Mín. 20° Máx. 33°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias