Sexta, 30 de Janeiro de 2026
(32)20101481
Destaque Fazendo

Fazendo história: Depois de 24 anos, Dom Edson, um dos maiores Bispos do País, faz ressurgir o Cabido da Diocese de Leopoldina.

Fazendo história: Depois de 24 anos, Dom Edson, um dos maiores Bispos do País, faz ressurgir o Cabido da Diocese de Leopoldina.

21/01/2025 09h24 Atualizada há 1 ano
Por: Editorchefe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Que antes da nomeação do Bispo Dom Edson José Oriolo dos Santos a Diocese de Leopoldina era totalmente inexpressiva no cenário Católico brasileiro é indiscutível. Que Dom Edson Oriolo é um dos maiores Bispos do Brasil e um dos mais preparados e brilhantes do Colégio Episcopal Brasileiro é também uma verdade inquestionável. Feitas tais relevantes observações justas e necessárias, a notícia é que na noite de 20 de Janeiro de 2024, Dia de São Sebastião, na Catedral de São Sebastião em Leopoldina, a Diocese, liderada por este aclamado Bispo passou por mais um momento de reavivamento.

Continua após a publicidade

O Cabido da Arquidiocese depois de 43 anos de inoperância e verdadeiro desdém voltou a funcionar plenamente. Na noite de 20 de Janeiro, Dom Edson José Oriolo dos Santos investiu 9 novos Cônegos para junto do último Cônego que havia sido nomeado tempos atrás formar o Cabido Diocesano. O Cabido é composto por Padres e tem a função de auxiliar o Bispo Diocesano, é fundamental para o correto funcionamento da Diocese e é previsto no Código de Direito Canônico. Uma Catedral sem seu Cabido é incompleta e sem a relevância que deve ter a Igreja Mãe e o próprio Bispado. Instituído em 1949 pelo Papa Pio XII a pedido do então Bispo Dom Delfim Ribeiro Guedes, o Cabido desde 1981 não investia um Cônego para sua composição. Na noite de 20 de janeiro, em solene Liturgia o Bispo abriu a Sessão Capitular e investiu os Cônegos em suas cadeiras, com suas prerrogativas e ofícios previstos no Código Canônico. Em seguida a Santa Missa de Ação de Graças foi celebrada.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Dom Edson José Oriolo dos Santos empossado como Bispo de Leopoldina em janeiro de 2020 encontrou a Diocese em delicada situação. Segundo apuramos ouvindo vários Padres, faltavam documentos, controle patrimonial e o próprio Governo Pastoral era no mínimo Claudicante. Dom Edson Oriolo, Bispo de competência indiscutível, pensador, autor de livros, membro de comissões internacionais, conferencista e especializadíssimo em gestão Diocesana mudou a Diocese que hoje, 5 anos depois, voltou a figurar dentre as mais respeitadas de todo o País e reconhecida como exemplo pela Santa Sé. Não resta dúvida que a vinda de Dom Edson para Leopoldina ocorreu pela mão da Divina Providência. Os Católicos hoje tem um amoroso e competente Pastor.

Continua após a publicidade

Para fins de registro, o Padre Edmilson, da Paróquia de São José de Além Paraíba foi um dos Investidos sendo agora Cônego do Cabido da Diocese de Leopoldina.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Além Paraíba, MG
Atualizado às 23h01
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 29°

23° Sensação
0.43 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (18.37mm) Chance de chuva
Amanhã (31/01)

Mín. 20° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (01/02)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias