Um dos desafios que o novo Prefeito de Além Paraíba terá resolver a questão de gatos e sobretudo cães de rua na cidade. Para fins de registro histórico é importante frisar que além da atual, nenhuma outra administração anterior realizou qualquer ação efetiva em favor desses adoráveis seres mas que se abandonados procriam-se descontroladamente e se transformam em uma questão sanitária. A atual administração que está no final de seu segundo período de 4 anos foi a primeira e até agora a única que comprou rações premium para alimentar os animais de rua, comprou vacinas e medicamentos veterinários para tratar os animais doentes, realizou e custeou muitas vezes castrações em fêmeas de cachorros e gatas soltos pela ruas e por fim construiu um canil que, se não é o ideal, é o início para resolver esta realidade que se impôs na cidade.
O barulhento grupo de pessoas que são apaixonados pela causa animal não levam os animais para suas casas e nem mesmo tem uma instituição devidamente legalizada. É importante destacar que NO MOMENTO NÃO EXISTE ENTIDADE PROTETORA DOS ANIMAIS DEVIDAMENTE INSTITUÍDA, FORMALIZADA E APTA PORTANTO A RECEBER POR EXEMPLO RECURSOS PÚBLICOS PARA CUIDAR DOS CÃES E GATOS QUE TANTO DIZEM AMAR. São apenas pessoas bem intencionadas mas que ao fim entendem que a Prefeitura tem que prover e sustentar as necessidades dos animais de rua. Seja por paixão ou por conveniência muitas destas pessoas se esquecem que o orçamento de Além Paraíba é pequeno. Sem uma entidade da sociedade civil para ser solidária na captação de recursos, o alto valor financeiro que sai dos cofres públicos para estas ações poderiam e deveriam estar sendo usado em favor dos animais, mas os racionais, os seres humanos, a melhoria da qualidade de vida das pessoas. É impossível fechar os olhos para por exemplo questões de dificuldades alimentares que muitas pessoas atravessam em Além Paraíba assim como em todo o País.
O próximo Prefeito de Além Paraíba terá de ter a coragem de enfrentar certas resistências mas deixar claro que a prioridade dos parcos recursos públicos municipais é a melhoria da cidade, da qualidade de vida da população e para o imediato socorro dos humanos que estejam em situação carente ou de vulnerabilidade social.
Mín. 11° Máx. 23°