A empresa ENERGISA que no passado foi a Cia. Força e Luz, nascida do sonho de Ormeu Junqueira Botelho de trazer o progresso para a região com energia elétrica tornou-se ao longo dos anos uma gigante do setor, esquecendo dos ideais de seus fundadores e meramente voltada para o lucro pelo lucro. Segundo dados, a energia elétrica fornecida pela ENERGISA éde uma das mais caras do Brasil.
Aos poucos a ENERGISA foi mostrando sua verdadeira cara aos Além-paraibanos e aos clientes de outras cidades onde tem a concessão de energia elétrica. As cobranças das contas passaram a acontecer através de e-mails, robôs automatizados logo a partir do 2º dia após o vencimento da conta. A cobrança é tão incisiva que a "agente virtual" vai pedindo datas em o consumidor vai pagar e por fim informa que o fornecimento será cortado. Até aí era razoável.
A partir de dezembro no entanto a ENERGISA foi mais longe: Contas vencidas com 4 dias estão sendo encaminhadas para o Cartório de Protestos e o consumidor tem 3 dias para pagar. Uma conta por exemplo de 500 Reais quando vai para o protesto pode chegar a 700 Reais com as taxas de cartório e outros penduricalhos. Estranha esta política já que se o consumidor não fez o pagamento logo que a fatura venceu supõe-se que não teve recurso e se não teve o recurso para pagar o valor da fatura ficará mais difícil quitá-la com as taxas do cartório de protesto. Ormeu Junqueira Botelho deve estar revirando-se no túmulo certo em seus tempos, nos tempos de Ivan Botelho, Manoel Otoni Neiva a ENERGISA, na época Força e Luz tinha mais compromisso com a cidade e com o bem estar se seus cidadãos. PROTESTAR A CONTA COM 4 DIAS DE VENCIDA NÃO É ILEGAL MAS É IMORAL E VERGONHOSO. Com a palavra os Vereadores e a Prefeitura que precisam intervir junto a ENERGISA para que esta política de cobrança abusiva não prossiga.
Mín. 12° Máx. 24°