O IBGE divulgou ontem o censo demográfico de 2022. Na verdade o censo que levanta dentre outras questões a população total do País deveria ter acontecido em 2020 mas por falta de repasse de recursos para custeá-lo e por conta da pandemia que estava em seu ápice ele só foi realizado em 2022.
É fato que os dados mostram que muitas pessoas Brasil afora se recursaram a responder o censo mas não é razão para os ridículos resultados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em Além Paraíba, segundo os dados do censo a população encolheu mais de dez por cento, passando de 34.349 em 2010 para 30.717 habitantes. Por pouco a cidade não fica com menos de 30 mil pessoas o que ensejaria mudanças nos valores repassados pelo Governo Federal para o Município e redução do número de Vereadores.
Os resultados são pouco consistentes considerando que dezenas e dezenas de pessoas afirmaram que não foram procuradas pelos pesquisadores e portanto não responderam ao censo. O resultado do IBGE demonstra uma queda em muitas cidades do País e o aumento em poucas. Segundo Estatísticos somente uma catástrofe ou um evento particularmente especial poderia em 10 anos reduzir 10 cento da população de um Município, o que não ocorreu em Além Paraíba.
O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e outros Prefeitos de Minas Gerais estão indignados com o resultado e deverão tomar medidas até mesmo judiciais para que no mínimo uma revisão de dados seja realizada. O censo 2022 em Além Paraíba é na opinião de muitos um grandioso FAKE.
Mín. 12° Máx. 24°