O verão 2023 termina no mês que vem, em pouco mais de um mês mas até lá fortes chuvas nos finais de tarde, temporais com granizo e nível elevado do Rio Paraíba do Sul tem deixado a defesa civil de Além Paraíba em alerta máximo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A Defesa Civil atualmente é coordenada pelo Secretário Municipal de Serviços e Obras Públicas, Plínio Moreira Filho e os informes são acompanhados de perto pelo Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior.
As previsões dos meteorologistas de que o verão 2023 seria com temperaturas altas e muita chuva se confirmam a cada dia. Durante o mês de janeiro choveu acima da média e os dias foram quentes, estando ou não nublados. As fortes chuvas já causaram dano, morte e destruição em cidades de Minas Gerais e do Estado do Rio de Janeiro mas, em Além Paraíba, felizmente até agora, assustaram, deixaram todos em alertas mas não causaram maiores danos como ocorreu em 2012 quando a cidade sofreu com as tempestades.
A Defesa Civil emite constantes alertas através das redes sociais, seja informando a população do risco de temporais como também monitora e informa o nível do Rio Paraíba do Sul inclusive publicando a tendência de alta ou baixa nas horas seguintes. O Rio Paraíba do Sul começa a sair de sua calha a partir de 1.900 metros por segundo de vasão. A Defesa Civil vai alertando a população quando o rio passa de 1.300 metros cúbicos por segundo, de maneira que todos possam tomar as medidas para evitar danos.
O verão vai prosseguir assim, com fortes chuvas sempre no final das tardes quentes. Os temporais serão acompanhados de ventos e muitas vezes de granizo; Nos últimos anos, o aquecimento do planeta tem causado alterações climáticas significativas. Neste dia 15 de fevereiro por exemplo não há previsão de chuva mas o Rio Paraíba do Sul está requerendo atenção já que está recebendo um grande volume de outros rios que nele desaguam.
Segundo dados dos cientistas que analisam o clima a tendência é de piora nos próximos anos. O trabalho da Defesa Civil de Além Paraíba tem sido impecável e fundamental para que a população esteja ciente com a antecedência necessária dos efeitos climáticos que resultam em temporais e aumento da vazão do Rio Paraíba.
MÃO BOBA MORADORES DE BAIRRO DE PERIFERIA SOFREM PRECONCEITO POR MORAREM ONDE MORAM
TOMARAM OS CLUBES CLUBES TRADICIONAIS DE ALÉM PARAÍBA, AGORA TEM UM DONO? INSTITUIÇÕES VIVEM CRISE DE IDENTIDADE E TRANSPARÊNCIA
ELEIÇÕES NO APTC VEREADOR MATEUS CRUZ PRETENDE SE CANDIDATAR A PRESIDENTE DO TÊNIS CLUBE
BAILES CONSAGRADOS CARNAVAL 2026: INDEPEPENDENTE E TENIS CLUBE FARÃO SEUS BAILES TRADICIONAIS
CARNAVAL 2026 ESCOLAS DE SAMBA DEMONSTRAM PREOCUPAÇÃO COM ATRASO NA SUBVENÇÃO A MENOS DE UM MÊS DO CARNAVAL
DENGUE CHEGANDO PRIMEIRO CASO DE DENGUE É REGISTRADO EM ALÉM PARAÍBA EM 2026 Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas