O verão 2023 termina no mês que vem, em pouco mais de um mês mas até lá fortes chuvas nos finais de tarde, temporais com granizo e nível elevado do Rio Paraíba do Sul tem deixado a defesa civil de Além Paraíba em alerta máximo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A Defesa Civil atualmente é coordenada pelo Secretário Municipal de Serviços e Obras Públicas, Plínio Moreira Filho e os informes são acompanhados de perto pelo Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior.
As previsões dos meteorologistas de que o verão 2023 seria com temperaturas altas e muita chuva se confirmam a cada dia. Durante o mês de janeiro choveu acima da média e os dias foram quentes, estando ou não nublados. As fortes chuvas já causaram dano, morte e destruição em cidades de Minas Gerais e do Estado do Rio de Janeiro mas, em Além Paraíba, felizmente até agora, assustaram, deixaram todos em alertas mas não causaram maiores danos como ocorreu em 2012 quando a cidade sofreu com as tempestades.
A Defesa Civil emite constantes alertas através das redes sociais, seja informando a população do risco de temporais como também monitora e informa o nível do Rio Paraíba do Sul inclusive publicando a tendência de alta ou baixa nas horas seguintes. O Rio Paraíba do Sul começa a sair de sua calha a partir de 1.900 metros por segundo de vasão. A Defesa Civil vai alertando a população quando o rio passa de 1.300 metros cúbicos por segundo, de maneira que todos possam tomar as medidas para evitar danos.
O verão vai prosseguir assim, com fortes chuvas sempre no final das tardes quentes. Os temporais serão acompanhados de ventos e muitas vezes de granizo; Nos últimos anos, o aquecimento do planeta tem causado alterações climáticas significativas. Neste dia 15 de fevereiro por exemplo não há previsão de chuva mas o Rio Paraíba do Sul está requerendo atenção já que está recebendo um grande volume de outros rios que nele desaguam.
Segundo dados dos cientistas que analisam o clima a tendência é de piora nos próximos anos. O trabalho da Defesa Civil de Além Paraíba tem sido impecável e fundamental para que a população esteja ciente com a antecedência necessária dos efeitos climáticos que resultam em temporais e aumento da vazão do Rio Paraíba.
Mín. 14° Máx. 25°