O G1 portal de notícias da Globo e outros veículos de comunicação da chamada “grande imprensa” estão dando ênfase aos grupos do assobio que se alastram pelo Brasil. Em Além Paraíba um destes grupos foi foi formado e tem considerável número de integrantes no aplicativo de mensagens do aplicativo Whatsapp. No começo começou como algo que não teria “futuro” mas pelo que se vê a brincadeira ganhou densidade.
A regra é clara e única, só vale assobiar; falar nem pensar. Se falar os administradores do grupo realizam o imediato banimento do membro do integrante. Existem vários tipos de assobio, os mais elaborados, os mais simples, os afinados, etc. Tem também os “sopradores” que são pessoas que não sabem assobiar e acabam por emitir sons estranhos. O mais interessante é que vários especialistas afirmam que grupos como os do assobio servem também para reduzir o estresse e as tensões do dia a dia.
Brasil afora várias cidades já tem seus grupos e em algumas delas o número é integrantes passa de 1.000. O whatsapp permite que até 1.024 pessoas façam parte de um grupo incluindo os administradores razão pela qual em determinadas cidades existem até mais vários grupos. O que parecia ser uma “modinha passageira” parece que veio para ficar.