Editor Chefe

DAURO MACHADO, EDITOR DO JORNAL A GAZETA E DIRETOR DA PRÓ-MÍDIA: UM DOS MAIS INFLUENTES JORNALISTAS DE MINAS E DO BRASIL

 Nascido em Além Paraíba, aos 3 de maio de 1967, o Jornalista, Radialista, Publicitário, o Jornalista Dauro Machado atua na comunicação desde 1982, quando tinha apenas 15 anos de idade e passou a ancorar um programa semanal na extinta Rádio Porto Novo de Além Paraíba. Detentor de vários cursos na área do Jornalismo e Publicidade, Dauro Machado trabalhou também na produção do programa Silvio Santos, na extinta TV S Canal 4 São Paulo tendo sido também repórter da TV Tiradentes de Juiz de Fora Rede Bandeirantes de Televisão. Atualmente no que se refere a vídeo, produz e apresenta diversos programa na TV Além Paraíba Net além de dirigir a produção de vídeos de eventos especiais. Filho de Helena Garcia Machado e Aci Ferreira Machado, é uma das figuras mais estimadas na cidade onde nasceu e onde dirige seus empreendimentos de comunicação, tanto assim, que foi eleito Vereador 3 vezes consecutivamente (2004, 2008 e 2012) sempre entre os mais votados proporcionalmente no Estado. Em 2016, Dauro Machado preferiu dedicar-se a comunicação e resolveu não se recandidatar a cargo eletivo. O Jornalista foi também Assessor de Imprensa e Comunicação Social de vários Prefeitos, tendo em Além Paraíba por exemplo trabalhado com o ex Prefeito Elias Fadel Sahione e Miguel Belmiro de Souza. Dauro Machado também atuou na Assessoria de Deputados Federais e Estaduais ocupando cargo de Assessoria na gestão do ex Governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo além de cargos na área de comunicação em empresas consagradas como a extinta TELEMIG (sistema Telebrás e Copasa). Dauro Machado foi o editor do Jornal A Tribuna que precedeu A Gazeta e dirigiu diversos pequenos periódicos em cidades como Volta Grande/MG e Pirapetinga. Cidadão cosmopolita, Dauro Machado conhece 64 países e 108 cidades em diversos Países além de praticamente todo o Brasil. Fluente em 4 idiomas além do Português é do de uma enorme cultura geral, sendo considerado um dos mais inteligentes homens de comunicação de seu tempo. Atualmente, Dauro Machado segue como líder de audiência no programa que apresenta diariamente na principal emissora de Além Paraíba e região (Rádio Cultura). É um dos Jornalistas com maior agilidade e capacidade redacional. É um Alem-paraibano atuante sendo Conselheiro e Diretor Secretário do Hospital São Salvador, mais importante da região e Conselheiro da Fundação Educacional de Além Paraíba, mantenedora de diversas faculdades. É bacharel em direito e especialista em comunicação institucional e cerimonial público. Além de ser o Editor Chefe do Jornal A Gazeta é titular de uma Coluna Semana no Jornal “Diário do Rio”, um dos principais veículos da Capital Fluminense.

Entrevistador de Famosos e bem relacionado

Ao longo de sua vida profissional, Dauro Machado entrevistou e estreitou relações com importantes personalidades, como Presidentes da República, Governadores de Estado, Membros da Diplomacia, Autoridades Eclesiásticas, Empresários, personalidades e socialies.

Mais premiado

O Jornalista Dauro Machado é o mais premiado Jornalista de Além Paraíba e sem exagero um dos mais premiados do Brasil. Em sua carreira Dauro acumulou condenorações, Medalhas, Títulos e outras láureas; Recebeu a Medalha da Inconfidência nos Graus Medalha de Honra e Grande Medalha, Medalha Juscelino Kubstcheck Grau Prata, Medalha Santos Dumont Grau Bronze, Medalha Pedro Ernesto, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Jornalístico, Ordem do Mérito Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Ordem do Mérito José Mercadante Grau Medalha e Grau Mérito Legislativo, Ordem do Mérito Alem-paraibano, Troféu Personalidade Destaque do Milênio, Medalha de Honra da Polícia Militar, Troféu Dinâmica dos Fatos de Personalidade do Ano, Prêmio Gente que faz a história, Grã Gruz da Ordem da Comunicação, Medalha Hélio Fazolato, entre outros. Em 2019, no Palácio do Patriarcado Latino de Jerssualém, recebeu a Palma de Jerusalém concedida por sua Beatitude Patriarca Arcebispo Píerbatista Pizzaballa a Católicos com Relevantes serviços prestados à Igreja e a Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém da qual Dauro Machado é membro como Cavaleiro Investido. Ao todo, Duaro Machado recebeu 143 premiações. Nos sistemas de busca da Internet, ao escrever Dauro Machado, o nome do Jornalista é o primeiro que aparece em mais de 40 apontamentos.

Estilo inconfundível

Dono de um temperamento extrovertido, Dauro Machado é uma figura polêmica, destemida no que fala independentemente de quem seja o locutor. É conhecido por sua franqueza e por usar a comunicação como meio para garantir direitos aos mais simples e impedir imjustiças. É uma pessoa gentil e meiga com aqueles que lhe são caros mas instigante, mordaz e implacável na defesa de suas idéias mesmo que para isto tenha de ser muitas vezes grosseiro e de uma sinceridade tida por muitos como exagerada as vezes. Contundente e corajoso, é respeitado inclusive pelos adversários. É impossível ser indiferente ao Jornalista Dauro Machado, amado ou odiado, indiscutivelmente é uma figura cuja a trajetória e os percalços da vida fizeram dele um vitorioso.