Eu conheci Dom Orani no final de 2016 quando estava em fase de postulantado para me tornar no ano seguinte Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro. O conheci na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no centro do Rio, após uma Missa. Eu o via antes nas televisões, nos jornais, em sites católicos; Acompanhava de longe seu Ministério e via nele tudo que eu queria da Igreja Católica e que infelizmente não era o que eu encontrava sobretudo em pessoas detentoras de relevância na Instituição. Foi amor filial a primeira vista. Aquele homem de sorriso generoso, de olhar paternal, acessível, bondoso e simples, que toca o coração de centenas a cada dia passou a ser meu exemplo. Ainda que ele não soubesse eu já era seu filho espiritual.
Com a investidura como Cavaleiro do Santo Sepulcro passei a ter nele meu Superior Geral como Grão Prior na Tenência do Rio de Janeiro da qual sou inserido. Tive assim mais possibilidade de estar junto dele e aos poucos ele foi se tornando um grande amigo, um grande Pai na minha Fé, minha referência. Passei então a estar com ele sempre que podia e sigo assim. Fui e sou testemunha ocular de sua preferência clara e inafastável pelos mais simples, por aqueles que eu chamo de “invisíveis”, abandonados em sua dignidade, sem esperança, desalentados, corroídos pelas tragédias humanas tão presentes tão presentes num País rico e ao mesmo tempo tão injusto com seu povo como é o Brasil.
Eu poderia escrever outros livros sobre ele; Uma enciclopédia sobre dedicação à Igreja, sobre a caridade verdadeira sem holofotes, sobre a completa falta de vaidade pela posição que tem, sobre amar ao próximo como assim mesmo. Dois mil anos atrás Jesus Cristo pregou e ensinou isso. Dois mil anos depois, Dom Orani pratica estes ensinamentos com naturalidade e com a vocação do menino de São José do Rio Pardo que abraçou a Ordem dos Cistercienses e a Igreja.
Mais adiante fui Crismado por ele e tenho o maior orgulho de seus seu afilhado. Hoje sou Assessor Adjunto de Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Sinceramente nada disso para mim tem relevância, o que importa é poder estar perto dele, segui-lo, vê-lo alimentar pessoas em situação de rua, dar cobertores nas praças aos que tem frio, ouvir as pessoas quando estas recorrem a ele nas Paróquias e Igrejas do Rio como filhos que são em busca de alento e de esperança. Onde o Cardeal chega é um acontecimento, um evento. Nunca houve no Rio e ouso dizer no Brasil alguém tão amado pelos fiéis como Dom Orani. É um Cardeal além fronteiras considerando que em todo o Brasil os Católicos nutrem por ele este sentimento tão bonito.
Sigo seguindo Dom Orani e tenho certeza que através dele me tornei uma pessoa melhor, alguém que aprendeu a ouvir mais, a ser mais comedido, a me arrepender dos equívocos e a me considerar filho de Deus. Dom Orani tem a generosidade olhar as pessoas vendo nelas o que elas tem de melhor e não levando em conta as misérias de cada um e os calvários que cada um tem que subir. Não há solidão perto do Cardeal, há paz. Paz, Paz e Paz! Essa palavra de 3 letras tem sido também a marca de todo o Ministério de Dom Orani, um homem que valoriza a paz, que nos chama a entender a importância dela.
Tivemos a honra de ter Dom Orani em minha cidade Natal, Além Paraíba, nas Minas Gerais. A centenária Matriz de São José presenciou uma verdadeira multidão que acorreu à Igreja para assistir uma Missa com ele, comungar com ele e depois da Missa estar com ele numa longa e interminável fila para receber um abraço e um afago. Nenhuma novidade! Filas intermináveis de Fiéis acontecem onde ele está presente.
Homem de trabalho pela Igreja, que levanta cedo e dorme tarde, que percorre o Rio de Janeiro inclusive nos cantos mais escondidos da cidade que chamamos de maravilhosa, que atende os chamados de todo o Brasil.
Esse texto é um pouco, só um pouco de Dom Orani. Eu não tenho dúvidas que Deus se manifesta através da pessoas. Dom Orani é um sinal de Deus e eu o amo. Se eu pudesse fazê-lo eterno, eterno eu o faria. Quando comemoramos 76 anos de aniversário do Cardeal Tempesta eu apenas reafirmo que ele terá sempre a minha gratidão e o meu amor e que meu coração estará hoje sempre perto do dele.