13/03/2021 – Da Redação – Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Além Paraíba
O Prefeito Municipal publicou no site oficial da Prefeitura de Além Paraíba, uma nota oficial logo que foi publicado o Decreto implantando o lockdown em Além Paraíba. Na publicação, Miguel Belmiro de Souza Júnior faz uma reflexão sobre a necessidade do fechamento e sobre a medida radical hoje tomada. Abaixo o inteiro teor da Nota:
Estimados Além-paraibanos, cumprindo meu dever de governar em favor do coletividade, assinei um Decreto implantando o “lockdown” rigoroso em Além Paraíba pelos próximos 7 dias. Há um ano atrás eu assinava o primeiro Decreto impondo restrições por conta desta terrível doença. Nesses 12 meses assisti famílias destruídas pela morte de pessoas tão queridas; Mortes tão dolorosas que tiram até a oportunidade de um último adeus. Ainda hoje, a Secretária de Saúde, Bethânia Reis de Souza, me atualizou com o número de mais 4 mortes que constam em mais um boletim.
Durante estes 12 meses fiz e seguirei fazendo tudo que estiver ao meu alcance para minimizar os dados causados pelo novo Coronavírus. Tentamos de todas as formas tomar medidas que nos pareceram as mais eficazes para cada ocasião. Enfrentei com tranqüilidade pressões de vários segmentos. Compreendo que o comércio e os serviços não são de forma alguma responsáveis pela disseminação do vírus.
Agora infelizmente chegamos a um momento dramático. Não tenho outra medida a tomar que não seja o “lockdown” amplo e irrestrito dentro das atribuições a mim permitidas. Determinei até mesmo o fechamento de bancos, lotéricas e correspondentes bancários. Não posso me furtar ao dever par ao qual fui eleito. Entraremos em fechamento total a partir de amanhã, 14 de março de 2021, uma data que lamentarei, pois sei o quanto a economia da cidade tem sido penalizada nesses 12 meses. Serão 7 dias. Entendo que todos devem colaborar, estendi o “lockdown” a todos os setores, prestigiando o sistema delivery como forma de que as pessoas não fiquem sem abastecimento de suas necessidades. Ou paramos agora, ficamos em casa, não façamos aglomeração ou, infelizmente, não teremos como internar nossos doentes no Hospital São Salvador que vive um colapso, lotado em suas enfermarias de COVID e em sua Terapia Intensiva. Não existe vagas disponíveis para transferências. Ou compreendemos que o momento é crítico, cumprindo as normas do lockdown ou seguiremos perdendo Além-paraibanos que amamos. A maior responsabilidade de dar certo é sua, é minha, é de todos. Aqueles que insistirem em descumprir, circular pelas ruas, aglomerar, não usar máscaras ou tentar sabotar esta medida serão punidos na forma dos códigos sanitários e de posturas de nossa cidade. Conto com a colaboração de todos. Estou agindo com todas as ferramentas que disponho para interromper o voraz ciclo de transmissão do vírus. Sem o seu apoio, o Poder Público não logrará êxito. Desejo a todos que os próximos 7 dias sejam de reflexão e isolamento. Rogo a Deus para que os doentes se recuperem, para que reduzamos a curva de casos e tenhamos momentos mais tranqüilos até que todos estejam vacinados. São 7 dias. Que passem e passem depressa.
Miguel Belmiro de Souza Júnior
Prefeito Municipal de Além Paraíba – Minas Gerais
Discussion about this post