Últimas Notícias
ALÉM PARAÍBA MG

Mais lidas

DAURO MACHADO: NUNCA A IGREJA NO BRASIL TERÁ OUTRO COMO DOM ORANI TEMPESTA

"Quando perto dele, estou em sintonia com Deus" afirmou o Jornalista sobre o Cardeal que completa 76 anos.
Carregando notícia...

Eu conheci Dom Orani no final de 2016 quando estava em fase de postulantado para me tornar no ano seguinte Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro. O conheci na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no centro do Rio, após uma Missa. Eu o via antes nas televisões, nos jornais, em sites católicos; Acompanhava de longe seu Ministério e via nele tudo que eu queria da Igreja Católica e que infelizmente não era o que eu encontrava sobretudo em pessoas detentoras de relevância na Instituição. Foi amor filial a primeira vista. Aquele homem de sorriso generoso, de olhar paternal, acessível, bondoso e simples, que toca o coração de centenas a cada dia passou a ser meu exemplo. Ainda que ele não soubesse eu já era seu filho espiritual.

Com a investidura como Cavaleiro do Santo Sepulcro passei a ter nele meu Superior Geral como Grão Prior na Tenência do Rio de Janeiro da qual sou inserido. Tive assim mais possibilidade de estar junto dele e aos poucos ele foi se tornando um grande amigo, um grande Pai na minha Fé, minha referência. Passei então a estar com ele sempre que podia e sigo assim. Fui e sou testemunha ocular de sua preferência clara e inafastável pelos mais simples, por aqueles que eu chamo de “invisíveis”, abandonados em sua dignidade, sem esperança, desalentados, corroídos pelas tragédias humanas tão presentes tão presentes num País rico e ao mesmo tempo tão injusto com seu povo como é o Brasil.

Eu poderia escrever outros livros sobre ele; Uma enciclopédia sobre dedicação à Igreja, sobre a caridade verdadeira sem holofotes, sobre a completa falta de vaidade pela posição que tem, sobre amar ao próximo como assim mesmo. Dois mil anos atrás Jesus Cristo pregou e ensinou isso. Dois mil anos depois, Dom Orani pratica estes ensinamentos com naturalidade e com a vocação do menino de São José do Rio Pardo que abraçou a Ordem dos Cistercienses e a Igreja.

Mais adiante fui Crismado por ele e tenho o maior orgulho de seus seu afilhado. Hoje sou Assessor Adjunto de Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Sinceramente nada disso para mim tem relevância, o que importa é poder estar perto dele, segui-lo, vê-lo alimentar pessoas em situação de rua, dar cobertores nas praças aos que tem frio, ouvir as pessoas quando estas recorrem a ele nas Paróquias e Igrejas do Rio como filhos que são em busca de alento e de esperança. Onde o Cardeal chega é um acontecimento, um evento. Nunca houve no Rio e ouso dizer no Brasil alguém tão amado pelos fiéis como Dom Orani. É um Cardeal além fronteiras considerando que em todo o Brasil os Católicos nutrem por ele este sentimento tão bonito.

Sigo seguindo Dom Orani e tenho certeza que através dele me tornei uma pessoa melhor, alguém que aprendeu a ouvir mais, a ser mais comedido, a me arrepender dos equívocos e a me considerar filho de Deus. Dom Orani tem a generosidade olhar as pessoas vendo nelas o que elas tem de melhor e não levando em conta as misérias de cada um e os calvários que cada um tem que subir. Não há solidão perto do Cardeal, há paz. Paz, Paz e Paz! Essa palavra de 3 letras tem sido também a marca de todo o Ministério de Dom Orani, um homem que valoriza a paz, que nos chama a entender a importância dela.

Tivemos a honra de ter Dom Orani em minha cidade Natal, Além Paraíba, nas Minas Gerais. A centenária Matriz de São José presenciou uma verdadeira multidão que acorreu à Igreja para assistir uma Missa com ele, comungar com ele e depois da Missa estar com ele numa longa e interminável fila para receber um abraço e um afago. Nenhuma novidade! Filas intermináveis de Fiéis acontecem onde ele está presente.

Homem de trabalho pela Igreja, que levanta cedo e dorme tarde, que percorre o Rio de Janeiro inclusive nos cantos mais escondidos da cidade que chamamos de maravilhosa, que atende os chamados de todo o Brasil.

Esse texto é um pouco, só um pouco de Dom Orani. Eu não tenho dúvidas que Deus se manifesta através da pessoas. Dom Orani é um sinal de Deus e eu o amo. Se eu pudesse fazê-lo eterno, eterno eu o faria. Quando comemoramos 76 anos de aniversário do Cardeal Tempesta eu apenas reafirmo que ele terá sempre a minha gratidão e o meu amor e que meu coração estará hoje sempre perto do dele.