Quarta, 07 de Janeiro de 2026
(32)20101481
Atualidade ELEIÇÕES 2026

DESDE O DIA 1º DE JANEIRO PESQUISAS ELEITORAIS SÓ SÃO PERMITIDAS SE REGISTRADAS NA JUSTIÇA ELEITORAL

Cadastro dos levantamentos na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação

05/01/2026 07h00
Por: Redação
DESDE O DIA 1º DE JANEIRO PESQUISAS ELEITORAIS SÓ SÃO PERMITIDAS SE REGISTRADAS NA JUSTIÇA ELEITORAL

A partir da última quinta-feira (1º de janeiro), todas as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições Gerais de 2026 ou eventuais candidatas e candidatos devem registrar o levantamento junto à Justiça Eleitoral, independentemente de divulgar os resultados. A exigência consta no artigo 33 da Lei das Eleições O cadastro prévio da pesquisa deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação do estudo, acompanhado de informações como: quem contratou a pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro. 

O procedimento deve ser feito somente de forma eletrônica pelo sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), após o cadastramento das entidades e empresas no PesqEle. Aquelas que tiverem realizado pesquisas em eleições anteriores não precisam efetuar outro cadastramento, mas o novo estudo deve ser registrado. As informações e os dados inseridos no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado pelo prazo de 30 dias.  

Vale ressaltar que a Justiça Eleitoral não realiza nenhum controle prévio sobre o resultado das pesquisas e nem gerencia ou cuida de sua divulgação, bem como atua somente quando provocada por meio de representação.  Ainda segundo a Lei das Eleições, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações sujeita aos responsáveis multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs. No período de campanha eleitoral, é proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. 

Continua após a publicidade

As pesquisas eleitorais são tidas como ferramentas para verificar a viabilidade de possíveis candidaturas e formas de avaliação sobre temas sensíveis que a população gostaria de ver em debates durante a campanha.  Fonte: Site TSE

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Além Paraíba, MG
Atualizado às 11h01
25°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 24°

26° Sensação
1.54 km/h Vento
87% Umidade do ar
100% (3.92mm) Chance de chuva
Amanhã (08/01)

Mín. 18° Máx. 30°

Tempo nublado
Amanhã (09/01)

Mín. 20° Máx. 32°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias