A partir da última quinta-feira (1º de janeiro), todas as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições Gerais de 2026 ou eventuais candidatas e candidatos devem registrar o levantamento junto à Justiça Eleitoral, independentemente de divulgar os resultados. A exigência consta no artigo 33 da Lei das Eleições O cadastro prévio da pesquisa deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação do estudo, acompanhado de informações como: quem contratou a pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro.
O procedimento deve ser feito somente de forma eletrônica pelo sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), após o cadastramento das entidades e empresas no PesqEle. Aquelas que tiverem realizado pesquisas em eleições anteriores não precisam efetuar outro cadastramento, mas o novo estudo deve ser registrado. As informações e os dados inseridos no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado pelo prazo de 30 dias.
Vale ressaltar que a Justiça Eleitoral não realiza nenhum controle prévio sobre o resultado das pesquisas e nem gerencia ou cuida de sua divulgação, bem como atua somente quando provocada por meio de representação. Ainda segundo a Lei das Eleições, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações sujeita aos responsáveis multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs. No período de campanha eleitoral, é proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.
As pesquisas eleitorais são tidas como ferramentas para verificar a viabilidade de possíveis candidaturas e formas de avaliação sobre temas sensíveis que a população gostaria de ver em debates durante a campanha. Fonte: Site TSE
PEDOFILIA MÃE SE PASSOU PELA FILHA, MARCOU ENCONTRO COM PEDÓFILO QUE ACABOU PRESO EM FLAGRANTE
DIREITO AMPLIADO NOVA LEI GARANTE PENSÃO POR MORTE A DEPENDENTES ECONÔMICOS COMO SOBRINHOS, NETOS, ENTEADOS, ETC.
CONSISTÓRIO DOM ORANI TEMPESTA E DEMAIS CARDEAIS DO BRASIL E DO MUNDO SEGUIRAM PARA ROMA PARA O CONSISTÓRIO
ELEIÇÕES 2026 CALENDÁRIO ELEITORAL 2026: O QUE É PERMITIDO E O QUE JÁ ESTÁ VEDADO DESDE JANEIRO
2026 É LOGO ALI 2026: UM ANO DE GRANDES DECISÕES, EVENTOS GLOBAIS E TRANSFORMAÇÕES
2026 E OS FERIADÕES CALENDÁRIO DE FERIADOS E RECESSOS EM 2026 PROMETE MAIS “FERIADÕES” QUE 2025 Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 32°
Tempo nublado