Era janeiro de 2020 e naquela manhã quente do dia 25 ingressavam pela Catedral de Leopoldina, sede da Diocese figuras importantes da Igreja Católica do Brasil. Uma procissão de Mitras sinalizava o evento especial que estava por acontecer e que pela primeira vez reuniu tantos Arcebispos, Metropolitas, Bispos, Padres, Diáconos e é claro uma multidão de fiéis! Era a posse de Dom Edson José Oriolo dos Santos como Bispo de Leopoldina, na Zona da Mata de Minas Gerais.
A Diocese não se encontrava em sua melhor fase, lamentavelmente a Santa Sé fez escolhas que não se mostraram edificantes, humanistas, capacitadas do ponto de vista de gestão e despidas de qualquer empatia pela Igreja e seu rebanho. Naquele 25 de janeiro isso acabou e a partir daí a Diocese de Leopoldina voltou a ter importância no cenário Episcopal Brasileiro conduzida por um dos mais importantes Bispos da atualidade: Dom Edson José Oriolo dos Santos.
Os primeiros meses foram mais difíceis, era preciso "organizar a casa", acertar documentos, administrar arestas e pendências, dialogar com Clero até então "orfão" de um Pastor exemplar e sobretudo cativar o povo de Deus nas muitas cidades que integram a Diocese e que, é fato, debandavam-se para outras denominações ou simplesmente deixavam de ser assíduos na Igreja.
Veio a pandemia, dias terríveis de dor, sofrimento e isolamento; Dom Edson investiu nas mídias sociais para a transmissão de missas, celebrações e orações inserindo a Diocese na Internet, o que de fato antes dele acontecia de forma amadora para dizer o mínimo. A pandemia acabou o Bispo colocou o "pé na estrada". Ao longo desses quase 6 anos de Episcopado, Dom Edson Oriolo visitou TODAS as Paróquias da Diocese em inúmeras ocasiões, reuniu-se dezenas e dezenas de vezes com o Clero, com as Pastorais, presidiu Crismas, celebrou Missas e segue nesta incansável jornada para a qual foi escolhido pelo Papa Francisco.
Nascido no Sul de Minas, em Itajubá, antes de Leopoldina, Dom Edson foi Bispo Auxiliar de Belo Horizonte trabalhando próximo de Dom Walmor Oliveira que por sinal estava na Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Dom Walmor por sinal esteve em Leopoldina para a posse de Dom Edson Oriolo.
Do ponto de vista acadêmico, Dom Edson José Oriolo dos Santos pode ser chamado de "pensador" da Igreja Católica no Brasil e também no exterior. É autor consagrado de dezenas de livros. Aborda em suas obras a Evangelização, a gestão Paroquial e Diocesana, os desafios da Igreja nos tempos da inteligência artificial e tantos outros temas relevantes. Conferencistas e pregador requisitado, Dom Edson José Oriolo dos Santos é convidado para eventos de importância nacional e internacional como o "Evangelizar Summit", é membro do grupo de Bispos que trabalha sobre inteligência artificial e a Igreja na América Latina e Caribe além de ser presença constante em programas de Rádio e TV para os quais é convidado para entrevisas.
Apesar do extenso curriculo, da competência de gestão e do Ministério Episcopal que inspira, Dom Edson José Oriolo dos Santos é um homem simples, acolhedor, gentil e pronto para o diálogo. Não se afasta dos ensinamentos da Igreja, não é carreirista, não se locupleta dos bens e recursos da Igreja, um exemplo que deve ser seguido. Como durante anos a Diocese de Leopoldina ficou à deriva, Dom Edson encontra algumas resistências vindas de Padres que se acostumaram a fazer o que queriam. Com tranquilidade o Bispo vai agindo e combatendo sempre de forma pacificadora aqueles que verdadeiramente não tem vocação para o Sacerdócio.
Por outro lado, a imensa maioria dos Padres reconhecem as virtudes do Bispo de Leopoldina vendo nele a figura ideal para o ressurgimento da Diocese no cenário Católico Brasileiro e acreditando que sua vinda em 2020 para Governar esta porção da Igreja Católica foi obra da "divina providência".
Por todo seu trabalho e por seu Ministério Episcopal que é cor onde predominava o cinza, que é luz onde existia sombra, que é grandeza onde existia a pequenez e que é acima de tudo doce condução do rebanho Católico onde havia o desgarramento, DOM EDSON JOSÉ ORIOLO DOS SANTO É A PERSONALIDADE DO ANO 2025.
ESTÁDIO LOTADO VEJA AS FOTOS: FINAL DO CAMPEONATO DE BAIRROS PROMOVIDO PELA LIGA LEVOU UMA MULTIDÃO NO ESTÁDIO MUNICIPAL
URGENTE DIRETORA DE COLÉGIO TRADICIONAL EM ALÉM PARAÍBA SOFRE ROUBO E VIOLÊNCIA SEXUAL EM CASA
NATAL 2025 SONHOS DE NATAL 2025 ENCANTA ALÉM PARAÍBA COM BELEZA, LUZES E EMOÇÃO NO VASSOURÃO
CLINICA DIAGNÓSTICA CLINICA DE RESSONÂNCIA DEVERÁ COMEÇAR A FUNCIONAR ENTRE JANEIRO E FEVEREIRO
PONTO FACULTATIVO PREFEITURA DIVULGA DIAS DE FUNCIONAMENTO DURANTE OS FERIADOS DE FIM DE ANO
SECRETÁRIA PREMIADA SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FOI AGRACIADA PELO ESTADO COM PRÊMIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO 2025 Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva