Entendidos do Carnaval acreditam que as Escolas de Samba não voltem mais a desfilar no Carnaval de Além Paraíba. Pelo menos não como acontecia anos atrás. O desfile de uma escola de samba custa caro para as agremiações e a Prefeitura sempre colabora com uma subvenção. O recurso liberado pela Prefeitura para cada Escola de Samba nunca foi suficiente para custear integralmente os gastos com o desfile. De fato nem é possível que a Prefeitura seja a integral patrocinadora dos custos dos desfiles. O Carnaval de Além Paraíba não é apenas composto de desfile de escolas de samba e a Prefeitura tem que dividir o recurso para custear todo o evento (shows, blocos, som, infraestrutura, etc).
Para que as agremiações consigam os recursos necessários para o desfile precisam realizar eventos ao longo do ano para conseguir dinheiro. Apesar de anualmente se comprometerem em realizar certames, poucas agremiações de fato trabalham ao longo do ano e a maioria espera a chegada do Carnaval para praticamente "jogar no colo" da Prefeitura a responsabilidade pelo custeio dos desfiles.
Outro grande problema é o número de Escolas de Samba. Os antigos Blocos Oficiais se transformaram em Escolas de Samba sem condições para tal mudança. Falta estrutura, faltam componentes, faltam ritmistas, entre outros. Apesar de não terem condição de serem "Escolas de Samba" elas praticamente exigem o mesmo recurso destinado as grandes agremiações. Como o orçamento é um só, quanto mais agremiações, maior a divisão dos recursos da subvenção que acaba sendo pouco.
A aposta é que, apesar dos esforços da Prefeitura e da Secretaria de Cultura, a maioria das Escolas não terá condições de desfile no ano que vem. A conferir.
Mín. 16° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 27°
Tempo limpo