As recentes operações realizadas pela Polícia Militar, sobretudo aquelas executadas pela ROTAM (grupo de elite da PMMG) ocorreram em razão do aumento do número de crimes contra a vida ocorridos na cidade. A Polícia Militar mantem constantes estatísticas sobre os índices de crimes em todos os municípios do Estado Minas Gerais e faz intervenções quando estes números aumentam. Ao realizar operações a Polícia Militar não consulta Prefeitos ou Vereadores, nem tampouco pede-lhes autorização ou mesmo atende solicitações de autoridades para executar as incursões.
É fake que o Prefeito de Além Paraíba tenha solicitado que a ROTAM que venha realizar operações no Município. Ou por desinformação ou por outras razões nota-se em redes sociais FAKE NEWS afirmando que o Prefeito esteve em Belo Horizonte para solicitar operações policiais e Além Paraíba.
O Prefeito Dr. Paulo, como ele próprio afirmou em entrevista esteve no Comando Geral da Polícia Militar para solicitar aumento no número de efetivo policial, equipamentos, viaturas e melhores condições para dar mais segurança a população. Este expediente por sinal tem sido repetido por sucessivos Prefeitos desde que o Estado de Minas Gerais reduziu drásticamente o número de policiais em Além Paraíba e outras cidades do Estado.
Nenhum Prefeito ou Vereador pode intervir ou determinar ações na Segurança Pública que é DEVER EXCLUSIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS. O que as Prefeituras fazem são convênios para ajuda ao Estado abastecendo viaturas com combustível, reformas em unidades militares ou delegacias de polícia, etc. Da mesma forma que não é verdade que um Prefeito tenha por exemplo que permitir que o Estado monte um presídio no Município também não é verdade que o Prefeito tenha poder para determinar uma operação policial, mesmo que ele tenha sido Delegado de Polícia por mais de 30 anos como é o caso do Chefe do Poder Executivo de Além Paraíba.
Mín. 16° Máx. 21°
Mín. 14° Máx. 26°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 27°
Parcialmente nublado