12/07/2021 – Da Redação
A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através de notificação do Procurador Geral do Município, Dr. Fernando Silva Ferreira NOTIFICOU extra judicialmente o Vereador David da Paz Silveira (DEM) para que ele prove as afirmações que fez de que os processos seletivos realizados pela Prefeitura são “cartas marcadas”, portanto fraudulentos. A Notificação se deu por determinação do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior que ficou indignado com a fala do Vereador na Tribuna da Câmara.
ENTENDA O CASO
Na audiência pública para discussão da municipalização da educação, realizada em 09 de julho de 2021, o Vereador David da Paz disse com todas as letras ter conhecimento e convencimento de que os processos seletivos que a Prefeitura realizam são cartas marcadas e que quando o candidato vai para a fase de entrevista “passa quem quiser”. O Parlamentar ainda deu como exemplo um professor que se encontrava no Plenário afirmando que se aquele professor que não é politicamente alinhado com o Prefeito concorresse num processo seletivo com outro professor (citando também o nome de tal professor), aquele que estava na audiência pública não seria aprovado pois o outro professor citado era politicamente apoiador do Prefeito. A fala causou espanto nos demais Vereadores.
AS REPERCUSSÕES DENTRE OS PARLAMENTARES, A IMUNIDADE PARLAMENTAR E O QUE ACONTECE AGORA
Vereadores ouvidos pela Gazeta sob a condição de sigilo disseram discordar da fala do Vereador David da Paz e a julgaram uma acusação muito séria. Um deles afirmou ainda que os processos seletivos da Prefeitura não levam em conta nada que não seja o mérito tanto assim que na educação por exemplo vários dos aprovados este ano para as vagas existentes manifestaram apoio público a outros candidatos nas eleições passadas não portanto apoiado o Prefeito atual. A Secretária de Educação, Tatiana Reis Gonçalves afirmou ter se sentido pessoalmente ofendida pelo Vereador que colocou em cheque a lisura dos processos seletivos usando o que foi realizado pela sua Secretaria. Segundo apuramos o Vereador David da Paz alegou aos colegas ter imunidade parlamentar o que lhe garante falar o que desejar. A imunidade parlamentar no entanto é sobre votos e opiniões, ao acusar alguém ou mesmo o Município de crime, e fraude em processo seletivo é crime, o Vereador pode ser processado civil e criminalmente e ainda no Conselho de Ética. O Procurador do Município, Fernando Ferreira disse que após o prazo de 5 dias dado ao Vereador David da Paz para apresentar provas de suas acusações, tomará todas as medidas judiciais cabíveis inclusive denunciando o Vereador no Conselho de Ética da Câmara Municipal. O Procurador afirmou que caso o Vereador tivesse qualquer prova contra o processo seletivo deveria ter denunciado ou terá cometido crime de prevaricação. A notificação enviada ao Vereador David da Paz, foi repassada via whatsapp por um outro Vereador.
DAVID HOJE É VEREADOR DE OPOSIÇÃO E DEIXOU CLARO DESDE A POSSE
Em seu discurso de posse, o Vereador David da Paz, em 1º de janeiro de 2021 deixou claro que não seria um Vereador alinhado com a base do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e seu comportamento em seis meses de mandato deixam claro que ele faz oposição ao atual Governo. Segundo um Vereador afirmou a Gazeta, David da Paz já verbalizou que apoiará o ex vice Prefeito de Além Paraíba nas próximas eleições e que já estaria inclusive com nomes para compor uma chapa de Vereadores. Procurado pela reportagem de A Gazeta, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior afirmou que não iria se manifestar mas que qualquer séria acusação ou é provada ou traz consequência a quem as faz.
Discussion about this post