Faleceu na noite de 7 de maio de 2024 a Irmã Maria da Conceição Pinto Ferreira. Religiosa da Congregação dos Santos Anjos, Além-paraibana, Irmã Conceição era filha de Aristeu e Carmen Pinto Ferreira, já falecidos. Educadora por natureza, foi professora nas mais importantes instituições de ensino de Além Paraíba até que chamada por Deus para sua vocação ingressou na Congregação dos Santos Anjos. Nos “Santos Anjos” foi Madre Superiora por duas vezes no Colégio de Além Paraíba, tendo sido eleita Superiora Geral, mais alto cargo da Congregação, ocupando tão relevante função por 6 anos. Há cerca de 10 anos Irmã Conceição começou apresentar sinais de Doença de Alzheimer. A doença a principio avançou lentamente mas, nos últimos anos, a grande Religiosa perdeu suas capacidades cognitivas sendo muito bem cuidada pelas Irmãs da Casa de Repouso Madre Maria São Miguel, em Juiz de Fora. Esta unidade é destinada às irmãs que envelhecem e não podem mais por razões físicas ou etárias seguirem trabalhando.
Dona de caráter, inteligência, amor ao próximo, espírito solidário, compromisso com a Deus e sobretudo muita generosidade, foi uma das mais importantes Religiosas de toda a história da congregação dos Santos Anjos. Uma pessoa diferenciada, que dedicou sua vida a servir ao semelhante, a educação de qualidade e aos compromissos que assumiu ao fazer seus votos perpétuos na obra religiosa criada pela Madre Fundadora Madre Maria São Miguel. Amada pelas Religiosas, professores, colaboradores e alunos dos “Santos Anjos”, Irmã Conceição descansou, voltou a casa de Deus mas permanecerá viva nos corações daqueles que tiveram a honra de conhecê-la e com ela puderam conviver.
O Jornalista Dauro Machado que aparece na foto com a Irmã Conceição, era considerado por ela um “afilhado” foi uma das pessoas mais próximas da Reverenda Madre. Eram amigos e como ele afirmou hoje em seu programa de Rádio foi uma “segunda mãe”. O Jornalista disse: “Nos meus piores momentos, nos desertos que tive que atravessar, Irmã Conceição sempre foi a primeira a me dar a mão. Sinto-me órfão. Estive com ela todo o tempo, a visitei periodicamente mesmo que ela não soubesse que eu estava a seu lado em razão das complicações cognitivas de sua doença. Foi uma das grandes mulheres da minha vida. Restará a saudade e a certeza de que ela continuará como sempre fez a olhar por mim.” O Jornalista não compareceu ao sepultamento já que estava em trânsito retornando ao Brasil de viagem que fez ao Oriente Médio.
Irmã Maria da Conceição Pinto Ferreira fez história, deixa saudades e aquela certeza de que Deus, de tempos em tempos, nos traz a convivência pessoas especiais, ungidas em que toda sua vida foi de dedicação ao próximo. Essa era a Irmã da Conceição Pinto Ferreira. Um exemplo.
A Religiosa foi sepultada em Além Paraíba junto de seus Pais na tarde de 8 de maio de 2025. A Missa de Sétimo Dia por sua acontecerá na próxima semana em data a ser marcada. Que ela descanse em paz.
Discussion about this post