Que antes da nomeação do Bispo Dom Edson José Oriolo dos Santos a Diocese de Leopoldina era totalmente inexpressiva no cenário Católico brasileiro é indiscutível. Que Dom Edson Oriolo é um dos maiores Bispos do Brasil e um dos mais preparados e brilhantes do Colégio Episcopal Brasileiro é também uma verdade inquestionável. Feitas tais relevantes observações justas e necessárias, a notícia é que na noite de 20 de Janeiro de 2024, Dia de São Sebastião, na Catedral de São Sebastião em Leopoldina, a Diocese, liderada por este aclamado Bispo passou por mais um momento de reavivamento.
O Cabido da Arquidiocese depois de 43 anos de inoperância e verdadeiro desdém voltou a funcionar plenamente. Na noite de 20 de Janeiro, Dom Edson José Oriolo dos Santos investiu 9 novos Cônegos para junto do último Cônego que havia sido nomeado tempos atrás formar o Cabido Diocesano. O Cabido é composto por Padres e tem a função de auxiliar o Bispo Diocesano, é fundamental para o correto funcionamento da Diocese e é previsto no Código de Direito Canônico. Uma Catedral sem seu Cabido é incompleta e sem a relevância que deve ter a Igreja Mãe e o próprio Bispado. Instituído em 1949 pelo Papa Pio XII a pedido do então Bispo Dom Delfim Ribeiro Guedes, o Cabido desde 1981 não investia um Cônego para sua composição. Na noite de 20 de janeiro, em solene Liturgia o Bispo abriu a Sessão Capitular e investiu os Cônegos em suas cadeiras, com suas prerrogativas e ofícios previstos no Código Canônico. Em seguida a Santa Missa de Ação de Graças foi celebrada.
Dom Edson José Oriolo dos Santos empossado como Bispo de Leopoldina em janeiro de 2020 encontrou a Diocese em delicada situação. Segundo apuramos ouvindo vários Padres, faltavam documentos, controle patrimonial e o próprio Governo Pastoral era no mínimo Claudicante. Dom Edson Oriolo, Bispo de competência indiscutível, pensador, autor de livros, membro de comissões internacionais, conferencista e especializadíssimo em gestão Diocesana mudou a Diocese que hoje, 5 anos depois, voltou a figurar dentre as mais respeitadas de todo o País e reconhecida como exemplo pela Santa Sé. Não resta dúvida que a vinda de Dom Edson para Leopoldina ocorreu pela mão da Divina Providência. Os Católicos hoje tem um amoroso e competente Pastor.
Para fins de registro, o Padre Edmilson, da Paróquia de São José de Além Paraíba foi um dos Investidos sendo agora Cônego do Cabido da Diocese de Leopoldina.
Discussion about this post