23/04/2021 – Da Redação:
Os Conselheiros do Hospital São Salvador se reuniram na noite de hoje (23), no Salão Nobre da instituição. Os Conselheiros foram chamados pelo Provedor e Médico Dr. Rafael Gracioli que os colocou a par dos fatos que tiveram inicio nas redes sociais de Além Paraíba e ganharam uma grande proporção causando dano a imagem de vários Médicos da cidade. O fato teve início com uma publicação de uma individuo insatisfeito com a consulta que uma familiar teve do Rafael que SENDO ESPECIALISTA EM PNEUMOLOGIA está há mais de um ano cuidando de todos os casos de COVID-19. Das críticas à consulta o rapaz que reside ao que tudo indica no Paraguai passou a publicar em suas redes sociais diversas acusações contra o Médico. Disse o rapaz que o Rafael Gracioli não tinha especialização em pneumologia, que realizava consultas particulares dentro do Hospital, que o número de registro no cadastro de médicos da UNIMED Além Paraíba “apresentado” por Rafael era falso. A polêmica de ser ou não especialista acabou chegando a outros Médicos que apesar de consagrados em suas especialidades não tinham as mesmas constando no site de conselhos de medicina. A questão ganhou as redes sociais e foi o assunto mais comentado durante a semana. O rapaz que deu início a questão ainda fez acusações a outras pessoas, deu entrevista em programa de rádio e ganhou seus 15 minutos de fama. Hoje foi a vez do Médico Rafael Gracioli se colocar diante do Conselho do Hospital para dar suas explicações, a saber:
Sobre a especialidade: O Médico Rafael Gracioli apresentou aos Conselheiros seus certificados de Pós Graduação em Pneumologia e Terapia Intensiva. TODOS concluídos e realizados em Faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação. Rafael disse que entendia deveria apresentar a documentação ao Conselho e assim o fez. PORTANTO É FALSA E MENTIROSA A AFIRMAÇÃO DE QUEM O DR. RAFAEL GRACIOLI NÃO PODE ATENDER NAS ESPECIALIDADES PARA AS QUAIS SE PÓS GRADUOU.
Sobre o número de registro na UNIMED: O Médico Rafael Gracioli apresentou certidões emitidas pela UNIMED e SOCIEDADE 18 DE JULHO, os dois principais planos de saúde da cidade que atestam que ELE NUNCA APRESENTOU QUALQUER NÚMERO DE REGISTRO COMO SENDO SEU EM NENHUMA DAS OPERADORAS. O Médico ainda informou que a UNIMED alegou ser um erro do sistema e que espera que a Cooperativa publique uma nota oficial sobre o assunto. PORTANTO É FALSA E MENTIROSA A AFIRMAÇÃO DE QUE O MÉDICO RAFAEL GRACIOLI APRESENTOU QUALQUER NÚMERO DE REGISTRO FALSO PARA OS PLANOS DE SAÚDE.
Medicas Judiciais: O Médico informou que tomará medidas judiciais contra todos que tentaram denegrir sua imagem profissional, inclusive um Médico com quem ele não se relaciona, que veiculou a noticia falsa de que ele teria apresentado um número de registro que não lhe pertencia a UNIMED.
O Médico Rafael Gracioli ainda afirmou que foi um absurdo as notícias veiculadas sobre outros Médicos que detentores de especializações ou títulação foram enumerados em redes sociais que como não possuidores de capacidade para atender na especialização que tem simplesmente por não terem o nome constante nas sociedades de especialidades e que ele mesmo nunca quis fazer a prova de títulos para a Sociedade Brasileira de Pneumologia, podendo atender normalmente com suas pós graduações. O Médico lembrou que é permitido atender quem tem pós graduação em PNEUMOLOGIA.
O Conselheiro Dauro Machado, 1º Secretário e Chanceler natural do Conselho afirmou que nunca recebeu qualquer salário do Hospital São Salvador como afirmado pelo individuo que causou a polêmica e que tomará medidas judiciais para que tal afirmação seja provada. “Quero ver onde está a prova de que eu tenha sido remunerado alguma vez em minha vida pelo Hospital. PORTANTO ESTA NOTÍCIA É TAMBÉM FALSA. O Diretor Secretário do Conselho, Dauro Machado, ter tido acesso a postagem em um grupo de Médicos onde certo profissional, que tem clara desavença com o Provedor deu como verdadeiro o fato do Médico Rafael Gracioli ter apresentado número de registro falso junto a UNIMED, dizendo com todas as letras se tratar de estelionato. Dauro Machado disse que os Provedores passam e que o Conselho tem o dever de defender a Instituição. Ainda disse o Conselheiro Secretário achar absurdo que um Médico que quando chegou em Além Paraíba fez sua carreira tendo o Hospital São Salvador como sua retaguarda, o que garantiu a ele e tantos outros consolidar-se na profissão.
Foi perguntado ao Médico Rafael Gracioli se ele detinha algum tipo contrato com a Prefeitura Municipal para atender pacientes em ambulatório. Categoricamente Gracioli respondeu que não tendo então o Conselheiro que também é Médico afirmado não ver qualquer ilegalidade que o Médico atenda pacientes particulares em Consultórios do Hospital. Fato corriqueiro em todas as instituições hospitalares. PORTANTO É FALSA E MENTIROSA A NOTÍCIA DE QUE O MÉDICO RAFAEL GRACIOLI COMETE IRREGULARIDADE AO ATENDER PACIENTES QUE O PRPOCURAM EM CARÁTER PARTICULAR.
Ao final da reunião, o Conselheiro Dr. Fernando Silva Ferreira pediu a palavra e propôs ao Conselho que fosse publicado uma NOTA DE DESAGRAVO ao Dr. Rafael Gracioli, reconhecendo seu excelente trabalho no tratamento dos pacientes de COVID-19 há mais de um ano. Dr. Fernando Ferreira foi incumbido de redigir a NOTA DE DESAGRAVO DO CONSELHO para que esta seja publicadas deixando claro a confiança dos Conselheiros tanto no trabalho do Dr. Rafael, em sua capacidade, à legalidade em seus atendimentos dentro das especialidades em que se pós graduou e repudiando as tentativas de denegrir a imagem tanto dele, quanto dos demais Médicos mencionados e do Hospital como instituição. A posição do Egrégio Conselho é de total apoio ao Dr. Rafael e isto precisa ficar claro na Nota, afirmou o Conselheiro Fernando Ferreira.
Discussion about this post