06/06/2020 – Da Redação (Texto Adriana Paradela):
Faleceu na noite de 3 de julho de 2020, no Hospital UNIMED de Juiz de Fora a Professora aposentada Helena Garcia Machado. Dona Helena como era conhecida era viúva de Aci Ferreira Machado com quem teve dois filhos, o Jornalista, Radialista e empresário de comunicação, Dauro Machado e a Professora Bernadete Garcia Machado. Maísa e Livia Machado Passos eram netas de Dona Helena que faleceu de pneumonia bacteriana causada pela COVID-19.
Momentos de saúde fragilizada
A Professora Helena Garcia Machado, 87 anos completados em março passado, sofreu uma queda em casa vindo a fraturar o úmero na proximidade do ombro direito. A fratura foi tratada de modo conservador já que pela idade uma cirurgia estava descartada. Com o passar dos dias, o Jornalista Dauro Machado que na foto aparece com sua Mãe, começou a perceber um desanimo e uma sonolência anormais. Exames de sangue foram feitos e constatou-se um severa anemia. Dona Helena foi internada no Hospital São Salvador, recebeu transfusão de sangue e também tratou de uma desidratação tendo alta, seguindo a recuperação da fratura. A família resolveu levá-la a Juiz de Fora para avaliação do sangramento considerando que as taxas continuavam abaixo do normal. O sangramento existia e sugeria uma possível doença de colon. Antes da viagem todos os exames disponíveis em Além Paraíba foram feitos, tomografias, radiografias, endoscopia alta, ultra sonografia, entre outros, ficando para um pouco mais adiante a colonoscopia. No dia 3 de junho Dona Helena foi a Juiz de Fora consultou e retornou a Além Paraíba. Nos dias que se seguiram dado o desânimo, inapetência e outros sintomas a família foi orientada pelo médico que estava cuidando do caso em Juiz de Fora a interná-la. No dia 12 de Junho ela foi internada no Hospital UNIMED tendo a filha Bernadete como acompanhante.
Covid-19
No dia 13 de junho, o Jornalista Dauro recebeu um resultado do exame PCR-RT que ele havia feito no dia 8 do mesmo mês onde o resultado foi positivo. O Jornalista informou a sua irmã e mãe do resultado. Dona Helena foi então isolada e dias depois começou a desenvolver também os sintomas da doença sendo levada para a UTI do Hospital já que havia um comprometimento de cerca de 50 por cento do pulmão. No dia 16 de junho a Professora foi intubada e passou a respirar com a ajuda de aparelhos tratando da doença causada pelo novo Coronavírus. Dona Helena teve dias melhores mas uma pneumonia normal em pacientes que estão muitos dias no ventilador se instalou e apesar de todos os recursos, não conseguiu ser debelada levando a óbito na noite de 3 de julho de 2020. A filha de Dona Helena, Bernadete Garcia Machado e a neta Lívia também tiveram Covid. Bernadete chegou a ter um comprometimento pulmonar de 25 por cento ficando 10 dias internada no Hospital Albert Sabin já a neta Lívia teve sintomas leves não necessitando de internação. Ambas já passaram pelo prazo de quarentena e foram declaradas recuperadas, assim como o Jornalista Dauro Machado que exceto a perda de olfato e paladar nada sentiu e foi liberado 22 de junho. Dona Helena apesar dos 83 anos tinha uma excelente saúde e lucidez, o quadro se agravou segundo os médicos em razão da fragilidade causada pela anemia prévia e fraqueza em razão disso, além é claro do comprometimento natural causado por seus quase 90 anos de vida.
SEPULTAMENTO
O sepultamento ocorreu na manhã de 4 de julho. O velório aconteceu na capela mortuária, com urna lacrada e a própria família solicitou através das redes sociais que o velório seria restrito a amigos próximos e membros da família já que não é permitida a aglomeração de pessoas em razão do isolamento sanitário por conta da pandemia. O velório teve início as 8 horas e o sepultamento ocorreu as 11 horas no Cemitério do Santíssimo para onde foram transladados na mesma manhã os restos mortais de Aci Machado, esposo de Dona Helena.
TREJETÓRIA
A Professora Helena Garcia Machado lecionou durante 30 anos no Grupo Escolar Castelo Branco) hoje Escola Estadual Castelo Branco. A Professora começou sua carreira no Magistério aos 17 anos de idade chegando a dirigir a escola por um período. A Professora também foi uma das pioneiras no projeto Católico chamado CEPROM – Centro de Promoção ao Menor criado pelo então Vigário Ruaro Cândido da Silva no Morro da Trindade tendo sido a entidade transferida para o bairro Goiabal anos depois Pró Criança. Na instituição Dona deu aulas de contra turno e reforço para alunos carentes de 70 aos 83 anos de idade. Durante um período ela também dedicou-se ao Esporte Clube Independente onde seu esposo junto de ilustres Alemparaibanos foi um dos fundadores.
HOMENAGENS E MANIFESTAÇÕES DE PESAR
Mais de 2.000 mensagens de pesar pelo falecimento da Professora Helena Garcia Machado foram postadas nas redes sociais de seus familiares além do envio de várias coroas de flores para a Capela. A Fundação Educacional de Além Paraíba, a Rádio Cultura de Porto Novo, o Além Paraíba Tenis Clube, o Esporte Clube Independente, os filhos e netas e o Pró Criança foram alguns dos que enviaram coroas. Centenas de telefonemas foram recebidos pela família durante os dias de internação e após o falecimento da Professora.
HOMENAGENS
O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta que conhecia a Professora Helena enviou uma linda mensagem de áudio que foi transmitida durante o Programa do Jornalista Dauro Machado na Rádio CPN na manhã de 6 de junho de 2020; Da mesma forma, o Monsenhor André Sampaio, Prior da Ordem do Santo Sepulcro também gravou e enviou uma bela homenagem pelo falecimento da Professora. A Lugar Tenente da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, Dra. Isis Penido também enviou um áudio lindo onde ressaltou o quanto gostava da Professora Helena Garcia Machado. Dra. Isis relatou que no dia 3 esteve todo o dia pensando nela e que no início da noite sentiu um desejo de falar com ela o que sabia ser impossível pela mesma estar sedada e em terapia intensiva. Isis resolveu então ligar para o Hospital UNIMED e foi informada pelo médico da UTI, como amiga da família que Dona Helena havia acabado de falecer. Foi a Lugar Tenente, Dama Isis Penido, que deu a triste notícia ao Jornalista Dauro Machado. O Prefeito de Além Paraíba, Professor Miguel Belmiro de Souza fez uma bela postagem nas redes sociais lamentando Dona Helena e a homenageando, assim como a Professora Heliana Rozante, o Professor Edson Santos. A Superiora dos Santos Anjos Irmã Maria Marcélia, o Bispo Diocesano de Leopoldina Dom Edson Oriolo, entre outros enviaram mensagens diretas para o Jornalista.
CRECHE
A importância de Helena Garcia Machado para a educação e como referência para a cidade foi reconhecida pelo Município quando através de Lei Municipal de autoria do então Vereador João de Deus Ribeiro (já falecido) e sancionada pelo então Prefeito Wolney Freitas (hoje Vereador) foi dado o nome dela a uma moderna creche no bairro Jardim Paraíso. Creche Municipal Professora Helena Garcia Machado é o nome oficial do próprio público. A homenagem foi prestada em 2012 ainda com Dona Helena viva e gozando de boa saúde.
“EU A VEREI DE NOVO”
O Jornalista Dauro Machado era muito ligado a sua Mãe vivendo com ela toda a vida exceto no período que esteve fora estudando. Ambos eram detentores de temperamento forte, típico dos que tem ascendência Espanhola. O Jornalista, sua irmã, netas e familiares próximos da Professora ficaram arrasados com o falecimento. O Jornalista Dauro Machado durante seu programa na manhã de 6 de julho emocionado terminou dizendo: Mãe eu a verei de novo. A Missa de Sétimo Dia pela alma da Professora ocorrerá as 9 horas na Igreja Matriz da Consolação celebrada pelo Padre João Paulo que antes da Professora piorar esteve com ela dando-lhe os Sacramentos da Confissão, Comunhão e Unção dos Enfermos; O Padre João Paulo esteve presente no Velório e fez uma emociante encomendação da alma da Professora. Em razão da Pandemia a Missa será restrita a familiares e amigos mais próximos respeitado o distanciamento. Que ela descanse em paz.
Discussion about this post