17/02/2020 – Da Redação
Com o advento da Pandemia da Covid-19, as atenções da população da cidade e região voltaram-se ao Hospital São Salvador. Estaria a instituição pronta para tratar os doentes que viriam, alguns perguntavam. Como o crescimento dos casos as internações no Hospital vieram como esperado. Até o momento 9 pacientes já tiveram alta curados do Hospital São Salvador, tanto eles quanto aqueles que evoluíram para casos graves estão tendo leitos de UTI, respiradores e todos os medicamentos disponíveis para o tratamento.
Dr. Rafael preparado para cuidar e com todos os medicamentos e exames estão disponíveis
Os pacientes que são internados no Hospital São Salvador tem sido atendidos pelo Pneumologista e Intensivista, Rafael Boubée Gracioli que também é Provedor da Instituição. Conhecido pela competência e com vasta experiência em terapia intensiva, Rafael se preparou estudando o vírus e seus efeitos desde que se começou a falar em possibilidade de Pandemia. Os pacientes são tratados com todas as medicações que indicadas, inclusive com anti trombolíticos já que segundo especialista a Covid-19 tem como grave consequência a formação de trombos sanguíneos que podem ser fatais. Antibióticos, medicamentos e tratamentos recomendados estão disponíveis aos pacientes. O Hospital também adquiriu kits de exames sanguíneos caros para detectar previamente o agravamento da doença, a formação de trombos antes da manifestação clínica. A Hidroxicloroquina, o Azitromicina, corticoides de última geração e outros medicamentos para suporte à vida estão disponíveis. Até o momento, felizmente e graças a competência de Rafael Gracioli os resultados tem sido muito positivos com 100 por cento de êxito no tratamento até o momento.
Não deixamos faltar nada, afirma a Administradora
A Administradora do Hospital, Bethânia Reis de Souza afirma que apesar da elevação absurda nos preços de medicamentos nada tem faltado para os pacientes e independentemente do que o SUS pague pelo tratamento de COVID a orientação do Hospital é que todos recebam tudo que necessitarem. Segundo Bethânia, o Provedor e Pneumologista avalia as necessidades e solicita a compra dos medicamentos de qualquer forma. O que não pode é faltar. O Hospital também está realizando testes para agilizar o diagnóstico dos pacientes
Respiradores
A Unidade de Terapia Intensiva foi ampliada para abrigar até 10 leitos, hoje são cinco. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior está completamente comprometido em adquirir leitos e monitores para a instituição inclusive conversando com autoridades de saúde suplementar. As dificuldades estão sendo, como em todo o Brasil, em encontrar os equipamentos que no momento são demandados pelo mundo inteiro. Prefeito afirma que não desiste e que vai fazer o impossível para conseguir os equipamentos. O Prefeito se encontrou com o Provedor em uma reunião no Hospital semana passada e discutiram a situação.
Ficar em casa
Mesmo com o bom exito do tratamento realizado pelo Hospital, o conselho que permanece é para permanecer em casa, usar máscara, lavar as mãos, evitar aglomerações já que por mais que a instituição esteja preparada, tem capacidade limitada no caso de um surto. O Hospital está fazendo a parte dele, a Prefeitura faz a dela e é preciso que a população faça a sua.
Discussion about this post