Enquanto cidades como Leopoldina investem em segurança com total apoio a Guarda Municipal, Além Paraíba não tem expectativa a curto prazo de medidas concretas que venham a dar segurança a população. A Guarda Municipal de Além Paraíba tem pouco mais de 10 integrantes, foi criada através de concurso público que abriu míseras vagas e nunca mais recebeu a devida atenção do poder público. Sem viatura, muitas vezes sem uniforme ou equipamentos, a Guarda Municipal de Além Paraíba finge que existe e a população pelo contrário tem certeza de que ela para nada serve até o momento.
Em Leopoldina por exemplo a Guarda Municipal tem mais de 30 integrantes, o mesmo contingente que a polícia militar dispõe no município vizinho; No entanto a Guarda Municipal Leopoldinense é comandada por um Coronel reformada da Polícia Militar (Coronel Yamaguchi), tem TODOS os equipamentos necessários para prestar os melhores serviços, viatura nova adquirida o trabalho, 4 motocicletas, uniformes e tudo mais. Segundo informações a presença e atuação positiva da Guarda Municipal de Leopoldina tem levado a população muitas vezes a acionar mais o telefone 153 da GM do que 190 da Polícia Militar.
A situação de Além Paraíba é um vexame que obviamente não é culpa da atual administração. A inoperância e ineficiência da Guarda Municipal começou em seu nascimento quando o Prefeito que a criou, o fez apenas para “fazer espuma”. Sem estudos sobre tal criação, dotou a cidade de um número ínfimo de Guardas, que é verdade fazem o que podem, sem qualquer apoio. Desde sua criação da forma como foi, todos os mandatários não tiveram como prioridade investir na instituição, equipá-la e sobretudo, aumentar seu efetivo. Enquanto as cidades como Leopoldina e Carmo tem uma Guarda Municipal que é motivo de orgulho para suas populações, em Além Paraíba só temos que lamentar.
Discussion about this post