O infectologista Guilherme Côrtes, um dos mais respeitados do Brasil concedeu entrevista no programa Dauro Machado, na manhã de 9 de abril. Radicado em Juiz de Fora onde atua nos principais hospitais, Dr. Guilherme afirmou que não chegamos nem na metade da curva da Pandemia.
O infectologista disse porém que as medidas de contenção tomadas por Prefeitos da região estão surtindo efeito já que o número de internações por síndrome respiratória aguda tem sido menor que o esperado. Guilherme Cortes no entanto lembrou que as próximas semanas serão fundamentais para que não ocorra uma aceleração descontrolada do novo Coronavirus que causa a covid-19. Dr. Guilherme reforça que a hora é de seguir em casa, evitando aglomerações, lavando as mãos e se precavendo.
Esperançoso o infectologista disse acreditar que brevemente haverá medicação eficaz contra o vírus. Sobre a Cloroquina o infectologista disse que não existem provas científicas ou estudos robustos sobre sua eficácia porém que a medicação, com supervisão médica tem dado alguns bons resultados. O infectologista disse que é preciso evitar um surto relembrando que o número reduzido de leitos de terapia intensiva pode ocorrer caso a doença entre numa espiral descontrolada de contaminação.
Discussion about this post